Mapas Juninos

Receita de 15 minutos: Bolo de fubá com goiabada na caneca

Com toda a praticidade do bolo de caneca e o sabor especial da goiabada, esse bolo de fubá é uma ótima opção para a sua tarde chuvosa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal comer um bolo de tapioca acompanhado com um café quentinho? Protagonista desta receita rápida e tradicional, o fubá é uma farinha fina feita com milho ou arroz moído muito empregada na culinária. Na sua versão de farinha de milho, é muito utilizado para fazer bolos. Com toda a praticidade do bolo de caneca e um sabor especial adicionado graças à goiabada, esse bolo de fubá pode salvar a sua tarde. Confira a receita:

Ingredientes
1 ovo pequeno

3 colheres de sopa de óleo

4 colheres de sopa rasas de açúcar

4 colheres de sopa de leite

2 colheres de sopa rasas de fubá

4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo

1 colher de café de fermento em pó

2 colheres de sopa de goiabada

1 colher de sopa de água

Modo de preparo

Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo, em seguida acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto, então leve por 3 minutos no micro-ondas em potência máxima. Prepare a cobertura: pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por 1 minuto. Espalhe sobre o bolo.

Dica

Em vez de goiabada, cubra o doce com geleias de sabores diferentes. Para festas infantis, é possível também usar o granulado colorido.