Meu Primeiro Apê

Como fazer a compra do seu primeiro apartamento com segurança

Depois de fazer a economia e o planejamento, fique de olho nas outras burocracias para fechar o seu imóvel

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
A compra do primeiro apartamento é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Ela envolve muito planejamento, principalmente por causa do seu alto custo. Por isso, a palavra de ordem para quem vai adquirir um imóvel é economizar.

Uma dica muito recomendada por especialistas do mercado imobiliário é colocar no papel qual é a faixa de valor do imóvel que você pode adquirir neste momento, se o local é seguro, analisar os vizinhos, as regras do condomínio, se o tamanho do imóvel atende às suas necessidades, entre outros cuidados.

Foto: Divulgação
E as pesquisas não param por aí. Se você está já está mais certo de que o sonho do apartamento próprio está para se materializar, o próximo passo é fazer buscas comparadas em sites de classificados para ter uma ideia com relação ao preço do metro quadro de cada região.

Em seguida, analise os juros, que mudam conforme o valor do imóvel e do financiamento. Inclusive, os especialistas recomendam que você consulte vários bancos, sem se esquecer de incluir na comparação as taxas administrativas e encargos cobrados por cada instituição financeira.

Caso o imóvel seja novo ou em construção, certifique-se da idoneidade da construtora com o pedido do CNPJ e a consulta ao Procon. É importante fazer um levantamento da incorporação do imóvel, consultar o INSS, ações cível, trabalhista e criminal, débitos junto à prefeitura e situação do corretor junto ao Creci e memorial descritivo registrado.

Já se o apartamento for usado, a recomendação é para que você visite a residência e converse com vizinhos para checar as condições do imóvel e da vizinhança. Além disso, verifique a matrícula atualizada do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis e solicite a cópia do projeto arquitetônico da edificação devidamente aprovada pela Prefeitura.

Passo a passo na hora de comprar o apê:
Pesquise sobre o imóvel
Estude os eventuais problemas (que vão desde a estrutura até a localização)
Verifique o registro do imóvel
Fique de olho no prazo de entrega
Arrume toda a documentação necessária para a transação
Efetive a escritura
Faça o pagamento acordado entre as partes