
A primeira coisa que você deve fazer para diminuir os transtornos é contratar somente profissionais habilitados e que possuem referência. Se for uma obra mais complexa, busque orientação e até acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto.

Em seguida, faça um detalhamento por escrito de todos os trabalhos que serão realizados, com indicação, inclusive, dos preços de cada serviço e forma de pagamento distribuída de acordo com o andamento da obra.
Antes de iniciar a reforma, peça ao profissional que faça uma relação, antecipadamente, com os materiais necessários. Isso lhe ajudará a ter uma boa previsão de quanto vai gastar, além de conseguir comparar a qualidade e os preços dos materiais.
Veja mais
Comunicação no edifício
Tenha o cuidado de comunicar o síndico - a depender do tamanho do prédio, também avise os outros moradores - sobre as obras que irá realizar. Faça um documento informando, por exemplo, dos horários de trabalho e identificação da equipe; agenda de recebimento de materiais e retirada de entulhos; desenhos com descritivos e detalhes, passo a passo; indicações dos impactos ao funcionamento do edifício.
Também pense em como evitar barulhos excessivos para diminuir os incômodos para os vizinhos e siga o horário comercial, de segunda a sexta, às vezes incluindo também o sábado.