Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Dicas e truques para ampliar os ambientes do seu apartamento

Escolha das cores, posição dos móveis e espelhos ajudam para alongar os espaços

Redação iBahia • 12/12/2018 às 15:45 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

Se você mora em apartamento compacto sabe como é importante aproveitar cada espaço. Algumas dicas e truques contribuem para deixar os ambientes do seu imóvel, visualmente, maiores. Uma sugestão muito recomendada por especialistas para quem planeja isso é a escolha da cor para as paredes.

Outros truques também podem passar a impressão de ampliar determinados ambientes. Confira alguns deles:

Leia mais:

Detalhes em branco
Você pode utilizar a cor que desejar para um ambiente, mas as mais claras sempre terão o "poder" de aumentar o cômodo. Se você usar uma cor clara nas paredes, coloque branco no teto, nas guarnições das portas e nos rodapés.

Foto: Reprodução/ Instagram

Quer algo escuro? Misture com o claro
Se você quer uma parede com cor forte, é preciso deixar brancas as paredes do fundo. O brilho claro da parede branca vai ser acentuado pelo escurecimento da entrada e das outras paredes.

Espaço vertical
Outra dica é que você planeje suas paredes pensando a favor do espaço com mobiliário alto. As paredes vão crescer para cima e oferecer muito espaço para armazenamento.

Iluminação natural
As cortinas ajudam e muito na redução da iluminação natural, mas quando são usadas para cobrir totalmente um ambiente elas deixar o lugar menos. Então, pense nas cortinas de forma que deixem aparecer as janelas, dando leveza ao ambiente.

Nada de encher os cantos
Naturalmente, quando os espaços são pequenos as pessoas tentam colocar os móveis sempre nos cantos. No entanto, isso pode ser uma armadilha. Uma dica é arrumar o ambiente em triângulo com os móveis, por exemplo, coloque numa das pontas um sofá, na outra, duas poltronas e, no centro, uma mesa pequena ou tamboretes.

O poder das listras
Muitos decoradores tendem a recomendar o uso de listras, principalmente, nos apês pequenos. Isso porque elas ajudam a alongar um objeto e espaço. Um tapete listrado, por exemplo, alonga o local da sala de estar. Agora se a sala for muito pequena, uma dica é que as paredes sejam brancas e as listras finas.

Espelhos
Ambientes pequenos ficam mais amplos às vezes com um simples espelho. Tenha cuidado, no entanto, com o reflexo. Coloque um espelho somente onde você queira mesmo refletir algo. Não coloque eles em lugares que podem tirar a sua concentração, como atrás da televisão ou no escritório. O hall de entrada é um dos espaços mais favoráveis para receber um espelho, pois ele ganha amplitude e mais iluminação com esse recurso.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais