Meu Primeiro Apê

Não são só parcelas! Fique atento aos gastos que você terá no apartamento e planeje-se

Para quem não tem dinheiro para comprar um apê à vista, financiamentos passam a ser uma realidade e as parcelas também

Especial de Conteúdo


Oferecimento
Para quem não tem dinheiro para comprar um apartamento à vista, financiamentos passam a ser uma realidade e, consequentemente, as parcelas também. No entanto, esses não são os únicos gastos que os novos moradores terão. Para dar conta de todas as despesas, é necessário se planejar. Confira os itens que você deve ficar atento:

Registro do imóvel
Emitido pelo cartório, o registro de imóvel comprova por lei quem é o proprietário da casa ou do apartamento. O quanto você pagará por ele será determinado por várias taxas que variam dependendo do estado e levam em conta também o preço do imóvel.


Mudança
Se você já morava em um apartamento alugado e pretende levar móveis para a nova casa, esse transporte também irá gerar custos. O preço da mudança varia de acordo com a distância, a quantidade de bagagem e a própria transportadora. Então, antes de fechar negócio, peça um orçamento de acordo com o seu pedido.

Taxa de condomínio
Após a compra do apartamento, é necessário incluir na planilha o valor da taxa do condomínio. É um valor que não costuma ser baixo, especialmente em edifícios que contam com um grande número de funcionários e uma área comum com grande estrutura.

Contas
As contas - energia, água, gás, internet e TV a cabo - também são gastos mensais que precisarão estar nos planos dos donos do imóvel. Entre eles, o de energia tende a ser o mais elevado, até pelo fato do grande número de aparelhos elétricos que costumam ter em um apartamento.

Manutenção do apartamento
Não basta apenas fazer a reformar, colocar os móveis no apartamento, montar a decoração e pronto. É necessário fazer uma manutenção do local em determinados períodos. A pintura, por exemplo, precisa ser refeita a cada 5 anos, pelo menos. Itens como pisos de madeira nobre e outros materiais de alta qualidade causam menos problemas, mas tem um custo elevado quando precisam ser repostos.

Pequenas reformas e reparos
Sempre há a possibilidade de querer modificar algo no apartamento. Nesse caso, os valores variam de acordo com a mão de obra, o material necessário, o tempo e o tamanho da reforma.