Meu Primeiro Apê

Quer ter um home office? Veja como montar um escritório agradável em seu apê

Se planejado, espaço pode ser feito de forma tranquila inclusive para apartamentos pequenos

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Ter um cantinho especial para estudar e trabalhar em casa parece um sonho distante. No entanto, se for bem planejado e preparado, o escritório próprio pode ser feito de forma tranquila e agradável para o seu apartamento.

O primeiro passo para conseguir montá-lo é definir o melhor espaço do imóvel. Para ter um home office de sucesso, é preciso prestar atenção em algumas características, como uma mesa e cadeiras ergonômicas, assim como ser um ambiente que incentive a concentração, ou seja, longe de barulhos. O espaço pode ser na varanda, cantinhos do quarto ou até debaixo das escadas numa cobertura.

Foto: Reprodução/ Instagram

Em seguida, chame um arquiteto ou engenheiro para planejar as medidas que o home office vai ocupar e decidir o que terá nele. A metragem mínima para construir seu escritório vai depender do tamanho do seu apartamento, mas basta uma área suficiente para rack, aparador ou bancada. Em geral, a altura da bancada costuma ser de 75 cm. As cadeiras podem ser ergonômicas, com ajustes de altura, encosto e acento, o que facilita a utilização por crianças, por exemplo.

O próximo momento da implantação do home office está ligado com a organização do espaço. Invista em prateleiras, gavetas e armários para dar "vida" ao local. Uma dica para os apartamentos menores é colocar caixas na parede, que vão manter os livros e materiais organizados e de fácil manuseio.

Não esqueça de pensar nas cores e iluminação do ambiente. Os tons de verde e azul ajudam na concentração e oferecem maior sensação de tranquilidade, enquanto os de laranja e amarelo, estimulam a criatividade. Em relação a luz, uma dica dos especialistas é aproveitar das janelas para conseguir luz natural, junto com luminárias, lustres de chão ou pontos de luz no teto.

Em seguida, coloque os itens (somente o necessário) que vão ocupar o espaço, como bancada, cadeira e iluminação. O home office funciona com muita organização, por isso, jogue fora as coisas que não forem úteis. O motivo? O aumento da produtividade tem relação direta com o que é fundamental para o dia-a-dia, como cadernos, estojo, notebook e livros.