Minha Salvador

Confira prédios em Salvador que chamam atenção pela arquitetura diferente

Na capital baiana, conseguimos listar pelo menos seis prédios que são, no mínimo, 'exóticos'

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em qualquer lugar do mundo, não são só paisagens bonitas que chamam atenção, mas arquiteturas diferentes também. Elas, muitas vezes, fazem parte do turismo da cidade e impressionam ou por serem representantes clássicas de um determinado estilo ou por serem, apenas, diferentes. Em Salvador, conseguimos listar pelo menos seis prédios que são, no mínimo, 'exóticos'. Se você é soteropolitano certamente já passou por eles; se não é, conheça algumas das edificações que podem chamar sua atenção:

Casa do Comércio:

Projetado pelos arquitetos Jader Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, o prédio chama atenção de quem trafega pela avenida Tancredo Neves, um dos principais pontos empresariais da cidade. O edifício foi inaugurado em 1988, com 11 pavimentos. Lá, estão as sedes administrativas do Sesc e Senac, por exemplo, além do Cine Teatro Casa do Comércio e o restaurante Intercional do Senac. 

Endereço: Av. Tancredo Neves, 1109 - Pituba, Salvador - BA

Tecnocentro:

Projetado para para abrigar empresas de Tecnologias da Comunicação e Informação, o Tecnocentro foi inaugurado em 2012 na Avenida Paralela. O edifício chama atenção pela cor, estrutura e arquitetura. O prédio é composto de quatro pavimentos dispostos em duas alas, com salas de uso administrativo, acesso direto e visão das áreas de circulação através de paredes em vidro temperado

Endereço: R. Mundo, 121 - Trobogy, Salvador - BA

Nova Lapa:

A estação da Lapa foi reformada e reinaugurada em março de 2016, como parte da programação de aniversário da cidade. O novo prédio chama atenção pela arquitetura moderna.

Endereço: Nazaré, Salvador - BA


Mercado Modelo:

Um dos maiores pontos turísticos da cidade tem uma arquitetura bem interessante. O atual prédio que abriga o Mercado Modelo começou a ser construído em 1847, sendo inaugurado em 1868. Na época, foi considerado a segunda grande obra neoclássica da cidade. Construído originalmente com três pavimentos, incluindo o subsolo, em 1971 o prédio ganharia um mezanino, para abrigar as salas da administração, os banheiros e a barbearia. 

Endereço: Praça Visc. de Cayru, s/n - Cidade Baixa, Salvador - BA

Solar Amado:

Localizado na Ribeira, o casarão foi inaugurado em 1094. A casa chama atenção nos detalhes: é envolvida em ferro fundido, importado da Inglaterra, os vidros das portas e janelas são franceses, no estilo art noveau, as paredes e o teto são pintados à mão. Em 49, o Solar foi doado à ssociação de Empregados do Comércio da Bahia, que funciona lá. O prédio e seu mobiliário foram tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Endereço: Avenida Mem de Sá, 80, Ribeira - Salvador - BA

Residencial Trapiche Adelaide:

Único residencial da lista, o Trapiche Adelaide chama atenção de quem passa pela Avenida Contorno. Localizado onde ficava o restaurante de mesmo nome, o edifício de luxo possui  uma varanda de dar inveja, com vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. 

Endereço: Av. Contôrno, 2 - Nova Brasília de Itapuã, Salvador - BA