Moda e Beleza

A pele mais linda de todas: veja como fazer a esfoliação ideal

Procedimento pode ser feito em casa, mas requer cuidados antes, durante e depois da realização

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Qual a melhor forma de ter uma pele limpa e renovada? Talvez não exista uma resposta definitiva, mas um procedimento indicado para isso é a esfoliação. O processo ajuda a promover a renovação celular e remover as células mortas.

Assim como a pele do rosto, a do corpo também está em constante renovação e é importante esfoliá-la para eliminar as células mortas que ficam acumuladas na superfície. Além disso, a esfoliação também ajuda a desobstruir os poros e remover as impurezas acumuladas com a sujeira e poluição do dia a dia.

A Vialaser, clínica especializada em depilação a laser, separou uma lista com dicas para fazer a esfoliação da pele. Antes do processo, no entanto, avalie o estado atual da pele. Se houver regiões inflamadas, machucados, cicatrizes ou qualquer outra lesão, evite esfoliar. Estar com uma pele saudável é primordial para um procedimento eficaz. 

1. Capriche na limpeza

Para começar, é importante estar com as partes que serão esfoliadas bem limpas. Esse passo de preparação é essencial. Portanto, faça uma boa higienização com sabonete ou loção de limpeza própria para o seu tipo de pele.

2. Esfolie com delicadeza

A esfoliação é uma limpeza mais profunda. Com a utilização de loções e cremes esfoliantes, faça movimentos suaves e circulares. Entretanto, é preciso exercer leve pressão para causar um atrito com a superfície da pele. Essa fricção vai ativar o produto e trabalhar na remoção das células mortas.

Tenha cuidado e não tenha pressa. Esfoliar por segundos não vai ser eficaz. O ideal é realizar o procedimento de 2 a 3 minutos para não machucar a pele. A esfoliação no corpo deve ser feita somente uma vez a cada quinze dias. Apenas as regiões como cotovelos, pés e joelhos devem ser esfoliados semanalmente.

Foto: Divulgação

3. Produto certo para o seu tipo de pele

Escolha um produto que seja adequado para o seu tipo de pele. Nessa hora, você pode experimentar fazer um esfoliante caseiro.

Geralmente são usados cremes ou receitas caseiras com pequenos grânulos. A ideia é que esses grãos, em contato com a pele, estimulem a saída das sujeirinhas e pele morta das células.

4. Tonifique

O tônico é um produto que trata os poros e revitaliza a pele. Esse produto prepara a pele para receber o hidratante, facilitando sua absorção. Aplique um pouco da loção tônica e aguarde alguns segundos.

Não se esqueça de utilizar o tônico específico para cada tipo de pele. As peles secas devem ter cuidados diferentes de uma pele oleosa, por exemplo. É fundamental tonificar da maneira correta para que ele receba outros produtos de cuidado da melhor forma possível.

5. Hidrate a pele

Finalmente, o último passo é hidratar. Procure uma loção/creme hidratante que seja apropriado para o seu tipo de pele. Você precisa saber que peles oleosas também precisam de hidratação, porém escolha um produto livre de óleos e com toque seco. Finalize o seu ritual de esfoliação com uma camada fina de hidratante.

Além disso, para a hidratação acontecer de maneira eficaz e ainda mais natural, você deve colocar em sua rotina de cuidados o hábito de tomar bastante água durante o dia e comer alimentos que contenham frutas. Saiba que a melhor hidratação vem de dentro para fora.