Moda e Beleza

Alô BBB21: lenços na cabeça são tendência no vestuário feminino

Entenda a origem do adorno na moda e as diferentes formas de usa-lo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você já deve ter reparado que nos últimos meses o lenço ganhou destaque e passou a compor looks de diversas famosas, inclusive no Big Brother Brasil. Mas antes de chegar no reality, o acessório esteve presente nas passarelas internacionais de marcas famosas e caiu no gosto das influenciadoras de moda. 

Valesca Sperb Lubnon, professora de design de moda do Centro Universitário de João Pessoa, explicou a história do adereço e deu dicas de como utiliza-lo no dia a dia. Spoiler: ele não precisa ser usado só na cabeça! 

  • História 

Por sua versatilidade, o lenço transitou em diversos contextos históricos. Ao longo do tempo, ele teve função religiosa, cultural e até de proteção contra o sol na época da Idade Média.  

Além disso, eles também serviam para identificar grupos. No Brasil, lenços brancos ou vermelhos identificavam a posição política dos gaúchos durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845), no Rio Grande do Sul. O acessório também foi muito utilizado nas décadas de 70 e 80 pelos fãs das bandas de rock, que conseguiam averiguar facilmente quem fazia parte da “tribo”.  

“Relatos dizem que a rainha Nefertiti, do Egito, foi uma das primeiras mulheres a utilizar o lenço como ornamento, em 1350 a.C., mas foi a partir de 1930 que a peça caiu na graça de artistas e famosos, por meio das coleções da Hermès. A elegante Jackie Kennedy Onassis, esposa do 35º presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, tinha um vasto acervo de lenços de seda e foi ícone na sua época usando o acessório em várias ocasiões, esbanjando estilo e elegância”, disse Valesca.

  • Como usar 

Apesar de serem atemporais, os lenços vêm repaginados porque a moda se reinventa o tempo todo. Para quem quer entrar na tendência e deixar os looks ainda mais estilosos,  basta escolher uma opção que combine com o seu estilo e usá-la de formas diferentes. Aposte neles como faixa, bandana, turbante e até para dar acabamento aos coques e rabos de cavalo. Além de sua versatilidade na cabeça, o adorno também pode ser usado em bolsas, como cinto ou pulseira. 

A ex-bbb Manu Gavassi utiliza bastante os lenços em seus looks | Reprodução: Instagram

O lenço tem ainda papel fundamental no empoderamento feminino. Ele é usado em apoio a perda de cabelos provocados por enfermidades, como o câncer, por exemplo. 

A influenciadora Duda Riedel começou a usar lenços durante seu tratamento contra o câncer | Reprodução: Instagram