Moda e Beleza

Aprenda a diferença entre lenço, echarpe e cachecol

Peças protegem do frio e estão na moda

Agência O Globo
O friozão ainda não deu as caras no Rio de Janeiro, e como não dá para sair de casa toda encasacada, a solução é apostar em lenços e echarpes para se proteger dos ocasionais ventinhos gelados que pegam todos de surpresa. Além de manter a garganta protegida, essas peças são estilosas, versáteis e deixam qualquer produção mais charmosa. E diversas celebridades, como Kate Middleton, Sarah Jessica Parker e Priscila Fantin, usam e abusam desse recurso, que está super em alta no outono-inverno. Existem inúmeras opções de lenços, echarpes e até cachecois nas lojas, mas você sabe a diferença entres eles? Aí vão as dicas:

Lenço: Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim. É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça. Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.
Cachecol: Indicado para dias realmente frios, os cachecois costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê. Normalmente são compridos, estreitos e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta).
Echarpe: É uma faixa de tecido retangular, bem larga e comprida. As echarpes costumam ser feita de materiais mais leves como algodão, voile ou chifon e, a maioria (assim como o cachecol) ainda possui acabamento de franjinhas. Pode ser usada ao redor do pescoço e também sobre os ombros. É uma peça estilosa, que dependendo do modelo, combina até com eventos formais, podendo ser combinada com vestidos e blazers. Assim como o lenço, é indicada para dias com temperaturas mais amenas.