Moda e Beleza

Aprenda a fazer a maquiagem de Bibi Perigosa de "A Força do Querer"

Juliana, que é uma apaixonada por maquiagem, diz que essa mudança foi importante para marcar a nova fase

Agência O Globo

Não foram só as atitudes de Bibi (Juliana Paes) que ficaram mais ousadas no decorrer de “A força do querer”. O figurino, o cabelo e a maquiagem da mulher de Rubinho (Emilio Dantas) também ganharam novas nuances para ela fazer jus ao apelido de Perigosa. Juliana, que é uma apaixonada por maquiagem, diz que essa mudança foi importante para marcar a nova fase da personagem.

Foto:Reprodução/Tv Globo

— Nessa novela, existiram duas Bibis. Uma tinha uma maquiagem leve, com delineador suave, pele saudável e pouco rímel. A outra, mais periguete, tem a produção mais carregada, com olho metalizado e batom forte. Bibi queria ficar mais parecida com as mulheres que ela via — explica Juliana Paes.

Perigosa está lançando moda! A onda da maquiagem metalizada veio para marcar uma nova temporada com produtos para iluminar todo o rosto.

— Essa tendência está chegando com toda força, trazendo luz e viço para a maquiagem, e deixando de lado o efeito matte que fez sucesso em outras estações. A novela e a repercussão da Bibi Perigosa vieram reforçar esse estilo, deixando o look mais usual. As pessoas assistem na TV, acabam se inspirando e vendo que é possível fazer — opina Felipe Moreira, maquiador sênior de O Boticário e vencedor da quarta edição do programa “Desafio da beleza”, do GNT.

O profissional explica que, dependendo do tipo de produto metalizado, dá para usar em produções mais básicas ou mais sofisticadas.

— Essa é uma maquiagem versátil e curinga porque traz luminosidade e deixa o rosto da mulher mais atraente. Não tem problema combinar sombra, iluminador e batom metalizado. Dá para usar de dia ou à noite — afirma Moreira.

Juliana conta que no cotidiano prefere sair sem maquiagem, mas, quando quer se sentir poderosa, investe numa produção mais pesada.

— Adoro sombra metalizada, olho marcado. Mas aí, geralmente, uso um batom mais clarinho. Se eu aposto num olho mais opaco, invisto num batom mais escuro, mais vermelho — detalha a atriz, que tem seus truques para usar e abusar dos produtos metalizados: — Maquiagem é um jogo de iluminar, né? Gosto de fazer as marcações do rosto, no côncavo e na lateral do rosto. Ilumino bem as maçãs, gosto de brincar com isso. Acho que fica mais leve, mais sensual e mais bonito.

A youtuber Caroline Lima, do canal Beleza que Inspira, teve um dia de Bibi Perigosa para ilustrar o passo a passo desta reportagem e adorou:

Foto:Divulgação

— Eu amei ser transformada na personagem da Juliana, uma atriz que admiro tanto! O que mais me encantou nessa make foi usar o metalizado nos olhos e na boca, deixando assim o rosto mais iluminado. Isso está em alta! Acredito que essa tendência vai durar.

Para quem quer começar a investir numa pele diferente aos poucos, Moreira dá a dica de um item que não pode faltar no necessaire.

— O pigmento para olhos na cor bronze lights é fundamental. Já vem com pincel e tem esse efeito metálico. A mulher pode usar somente ele para fazer um look para o trabalho ou combinar com uma sombra mais escura por baixo e fazer um look para um festão. Fica incrível — ensina.

Make poderosa: metalize-se

De carona no sucesso de Bibi Perigosa, personagem de Juliana Paes na novela “A força do querer”, o maquiador sênior de O Boticário Felipe Moreira apostou na tendência metálica para preparar esse passo a passo para você reproduzir em casa a maquiagem mais poderosa do horário nobre. A blogueira Caroline Lima, do canal Beleza Que Inspira, topou o desafio de ser nossa modelo e adorou o resultado.

Passo 1: No rosto já limpo, espalhe uma pequena quantidade de primer sobre o rosto até completa absorção. Aplique a base em todo o rosto com um pincel de base para uniformizar o tom da pele.

Passo 2: Aplique o iluminador de forma triangular no centro do rosto (têmporas, arco do cupido e centro do nariz) criando um efeito uniforme e iluminando na pele.

Passo 3: Com o contorno escolhido, aplique-o com pinceladas embaixo das maçãs, na lateral da testa, do nariz e um pouco no queixo. Esfume bastante as mesmas regiões tirando todas as marcações.

Passo 4: Em seguida, passe o lápis levemente na sobrancelha e depois esfume com a escova produzindo um efeito bem natural. Com o pincel de sombra, aplique a sombra marrom opaca em toda a pálpebra móvel até a altura do côncavo. Esfume bastante as mesmas regiões dos olhos com um pincel esfumador em movimentos de vai e vem.


Passo 5: Aplique o pigmento para os olhos em toda a pálpebra. Com a caneta delineadora, faça um traço fino e rente aos cílios.