Moda e Beleza

Aprenda os dez passos para deixar suas roupas 'nos trinques'

Cuidados para lavar e passar são diários, mas não são complexos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Volta e meia, alguém implora na internet para a sociedade deixar de lado a "convenção social" de ter que andar de roupas ajeitadas e bem passadas pelas ruas, e normalizar a peça amassada. Enquanto esse dia não chega, é importante cuidar do seu armário e deixar as roupas bem cheirosas e arrumadas. 

Como a lavagem é algo essencial em qualquer hipótese, a a personal organizer da Brilux, Camila Teixeira, listou dez truques para facilitar sua vida na hora de mexer com as roupas. Confira:

1- Sempre separe as roupas primeiro 

Separe por cores. Seja na máquina de lavar ou na mão, lave grupos de roupas brancas, escuras e coloridas separadamente. Assim você evita que as peças manchem umas às outras. Além disso, é importante separar também o que vai ser lavado à mão e o que irá para a máquina. Tecidos delicados precisam de um cuidado maior. Tudo isso começa antes do ato de lavar a roupa, explica Camila.

2 -  Use sacos de tecido para lavar peças menores 

Para facilitar a tarefa e não perder meias e roupas íntimas entre as peças maiores, a dica é usar sacos de tecido durante a lavagem. 

3- Deixar as roupas de molho não necessariamente facilita a lavagem 

O molho vai depender de cada caso. “Essa questão varia de roupa para roupa. É necessário ver se ela está muito suja, se será necessário utilizar algum produto específico, se o fabricante da peça orienta que ela fique de molho antes da lavagem” explica a organizadora da Brilux. 

4- Utilize cada produto em seu compartimento

Nas máquinas de lavar existem os compartimentos para colocar sabão, alvejante e amaciante. É importante colocar corretamente para que no ciclo de lavagem cada um deles entre em contato com a roupa na hora certa.  Caso a lavagem seja à mão, vale a mesma regra. Como explica Camila, cada produto tem seu efeito e deve ser utilizado separadamente. 

5- Pendure roupas mais leves em cabides na hora de secar

Peças mais leves como camisetas, vestidos de tecidos finos, blusas e camisas de botões podem ser penduradas em cabides para secar. Isso ajuda que a roupa estique e evita a marca de pregador. “Facilita na hora de passar, se ainda houver a necessidade, pois muitas já saem quase passadas”, comenta Camila.

6- Estique bem as roupas na hora de estender 

Pequenos detalhes ajudam a poupar o tempo de passagem das roupas. “Colocar a roupa bem esticada é a salvação na hora de passar. Sempre que pendurar calças, shorts e camisas é bom ficar atento se as mangas não estão dobradas, se a barra da calça está bem esticada e o lençol retinho no varal”, explica Camila.

7- Guarde as roupas de acordo com seu espaço 

Adeque as roupas ao espaço disponível no roupeiro. “Fique atento ao espaço que você tem no guarda-roupas para evitar que fiquem amassadas. Se há pouco espaço, utilize técnicas de dobradura que deixe as peças visíveis. Isso ajuda a manter organizado na hora de procurar o que vestir. Se há muito espaço para pendurar, aproveite e explore isso”, indica a especialista da Brilux. 

8- Entenda sua necessidade e se adeque à ela

Passar roupa varia de pessoa para pessoa. Tem quem não gosta e não passa, tem quem precisa mas passa somente antes de usar e tem gente que passa tudo de uma vez só. “Para quem prefere passar, uma dica legal é escolher as roupas que vai utilizar na semana e passar todas no domingo”, sugere a personal organizer. 

9- Evite secar roupas no sol 

O sol é o pior inimigo dos tecidos. A luz solar direta estraga tanto a cor quanto a fibra. “O ideal é sempre secar a roupa na sombra”, orienta Camila. 

10- Para roupas difíceis de passar, borrife um pouco de água

Às vezes, não tem ferro que alise um tecido muito amassado. Uma boa dica é umedecer para que passe mais facilmente. Pode ser apenas com água, o importante é trazer mais umidade à peça.