Moda e Beleza

Autocuidado: Saiba como cuidar da pele e dos cabelos à noite

Esteticista dá dicas para cuidados diários em casa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você tem cuidado do seu bem estar? A tendência do autocuidado ganhou ainda mais força durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a venda de produtos de cuidados com o rosto cresceu 30% entre janeiro e outubro de 2020.  

Com a rotina corrida do home office, fica difícil dar atenção aos cuidados com a pele e cabelo ao longo do dia. Porém, é possível organizar a agenda e separar um momento durante a noite depois de terminar mais um dia de trabalho ou de estudos.  

Vanessa Paez, esteticista que atende pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, preparou algumas dicas de tratamento noturno para a pele e cabelo. Confira: 

  • Hidratação noturna para os cabelos 

Para o cabelo, Vanessa recomenda o uso do óleo de oliva, de rícino ou mel. Confira a receita:

  1. Misture uma colher de sopa do óleo de um desses ingredientes para um pote de condicionador ou creme hidratante capilar de 200 ml.
  2. Aplique no cabelo do meio à pontas e deixe agir por 15 minutos.
  3. Depois, é só enxaguar sem deixar resíduos. 

Existem muitas hidratações que podem ser aplicadas à noite, mas é preciso se atentar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo. Tem uma dica infalível e que serve para todos os tipos de cabelo, além de ser possível produzir em casa. Você vai precisar de babosa ou dois quiabos, óleo de coco e um creme de hidratação (pode ser o que você já está acostumada). Veja como fazer:

  1. Corte o quiabo ou babosa e coloque em uma tigela.
  2. Acrescente duas colheres (sopa) de água, misture bem e depois inclua também uma colher de creme de hidratação.
  3. Aplique no cabelo, da raiz às pontas, e deixe agir por 15 minutos.
  4. Depois, é só enxaguar sem deixar resíduos. De preferência, utilize água morna ou fria. 
  •  Hidratação noturna para a pele 

A pele também precisa de cuidados e, com a chegada do inverno, é importante manter a atenção ao ressecamento que é mais propício nesta época do ano.

Para a hidratação noturna na pele, a esteticista recomenda o uso de borra de café (que você pode reutilizar depois do café coado), iogurte natural (sem sabor) e mel. Confira:
  1. Misture um pouco desses ingredientes em um recipiente.
  2. Após o banho, aplique em todo o corpo, massageie por cinco minutos.
  3. Após os cinco minutos, enxague bem.
  4. Para finalizar, você pode usar um creme hidratante corporal. 

Para as partes mais rígidas do corpo, como joelhos, cotovelos, pescoço e pés, use cremes esfoliantes. Para o rosto, faça uma limpeza com água micelar e depois a aplique um creme hidratante de acordo com a sua idade. Para o corpo, utilize o creme hidratante corporal de costume e misture algumas gotas de óleo de amêndoas para massagear a pele.

De maneira geral, a pele fica exposta às mudanças climáticas, independente da idade. Além disso, o aspecto da pele acaba sendo um reflexo do que nos alimentamos, por isso é importante ficar atento a isso. Hidratar a pele também é tomar a quantidade de água diária recomendada e se alimentar de maneira saudável.