Moda e Beleza

Beauty gadgets: entenda o que são e como podem eles podem ajudar sua pele

Eles são importantes para ajudar no cuidado diário

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O cuidado com a pele é algo que faz parte do dia a dia, talvez de maneira involuntária. Apesar disso, os hábitos para criar uma rotina saudável pode ser amparada nos chamados beauty gadgets (aparelhos de beleza, em tradução livre). Em conversa com a FOREO Sweden, skintech sueca que criou as escovas faciais LUNA, a dermatologista Paula Voltarelli, da Clínica MV Dermatologia, explicou como criar esse costume de atenção com a própria pele.

Passo 1: Limpeza

Esse é um passo importante da rotina de skincare, onde se retira impurezas e células mortas, além de preparar a pele para receber todos os benefícios dos tratamentos que virão a seguir. Para a Dra Paula, a limpeza deve ser feita com um sabonete específico para a área. “A face é uma área mais sensível, nem sempre podemos utilizar o mesmo produto de limpeza para face e corpo. Por isso, é preciso investir em produtos que sejam feitos exclusivamente para limpeza facial e que sejam feitos para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, seca, mista, sensível ou normal”, afirma a médica.

Um gadget aconselhado são as escovas faciais. “Elas viraram um grande sucesso recentemente e são aliadas para promover a limpeza da pele do rosto de um jeito rápido e prático”, ressalta Dra Paula. Apesar de não apresentarem riscos, a médica lembra a importância de entender com seu dermatologista a frequência de uso e se ela é indicada para o protocolo facial atual.

Ao final da limpeza, antes de seguir para o passo dois, dermatologistas podem incluir um tônico no tratamento facial para ajudar a diminuir a aparência dos poros. 

Passo 2: Hidratação

“Muitos acreditam que por terem pele oleosa, que não se deve investir em um hidratante facial, mas isso não é verdade. Todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter a barreira cutânea em equilíbrio, apenas precisamos adequar o tipo de hidratante e ativos para cada tipo de pele”, ressalta Voltarelli. 

É no passo dois que fazemos a aplicação de um ou mais produtos do skincare, como óleos, cremes, géis ou hidratante, sempre iniciando com o mais leve e terminando com o mais encorpado. “Hoje, no mercado, existem diversos dermocosméticos que vão ajudar a tratar o envelhecimento cutâneo, amenizar a aparência de rugas, tratar manchas e auxiliar no tratameto da acne. O importante é seguir um protocolo de skincare com orientação do dermatologista, para que os cremes sejam eficientes e tragam os benefícios para as necessidades que cada pele apresenta”, reforça a médica.

Aqui, beauty gadgets também podem ser perfeitos para tornar esse processo ainda melhor, promovendo uma absorção maior e mais rápida do produto, pois promovem uma massagem facial. Com ela, é possível potencializar a circulação da região, mantendo a pele com um aspecto naturalmente saudável e com elasticidade, ajudando suavemente no combate às rugas e flacidez do rosto e aliviando a expressão cansada da face. 

Passo 3: Cuidados com a área dos olhos

A pele da região dos olhos é a mais fina do nosso rosto e precisa de cuidados específicos. Cremes com efeitos clareadores e ativos para diminuir o inchaço e bolsas são ótimos aliados para deixar o olhar mais descansado e trazer uma aparência mais jovem para toda a face. 

“Aqui, é preciso ter um cuidado na escolha do creme escolhido pois a pele do contorno dos olhos é fina e sensível e, por isso, não tolera qualquer ativo. Gosto muito dos gadgets de beleza que ajudam nessa aplicação, pois eles auxiliam na drenagem local, melhorando o aspecto das bolsas comuns nesta região - eles substituem a massagem com as pontas dos dedos que normalmente orientamos. Além de aumentarem a penetração do ativo que foi aplicado”, comenta a dermatologista.

Passo 4: Proteção

Para fechar, não se pode deixar de falar da importância de se aplicar o protetor solar, seja para ficar em casa ou sair na rua, já que ele ajuda a proteger contra os efeitos dos raios ultravioletas do sol e outros tipos de luzes (emitidas por aparelhos eletrônicos, por exemplo), ajudando a prevenir câncer e também o envelhecimento precoce da pele.