Moda e Beleza

Bela e prevenida: saiba como cuidar dos cabelos em tempos de 'quarentena'

Sejam fios cacheados, lisos, crespos ou ondulados, algumas queixas como frizz, oleosidade e pontas ressecadas podem ser tratadas em casa

Maria Beatriz Pacheco* (maria.beatriz@redebahia.com.br)
- Atualizada em

 Com o avanço nos casos de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde recomendou à população evitar ao máximo aglomerações. Portanto, para o alívio das vaidosas de plantão, é possível cuidar dos fios sem sair de casa. Sejam cabelos cacheados, lisos, crespos ou ondulados, alguns cuidados básicos fazem toda a diferença para combater ou evitar problemas como frizz, oleosidade e pontas ressecadas.

Para te ajudar a ter cabelos radiantes e bem tratados, o iBahia ouviu o Beauty artist Ricardo dos Anjos, do 'O Boticário' e a Hairstylist Ozenita Bastos. Os profissionais esclareceram as principais dúvidas sobre o assunto e trouxeram alguns "mantras" que você deve seguir.

Foto: reprodução

1- Tudo começa no chuveiro

Para os especialistas, a  verdade é não existe uma regra universal sobre quantas vezes lavar o cabelo durante a semana. Ela varia de acordo com o tipo de fio e fatores como clima e o lugar onde se vive também deverão ser levados em conta. No verão, é comum molhá-los com mais frequência e o segredo para manter as madeixas sempre belas não está na quantidade, mas sim na maneira de lavá-las.

De acordo com Ricardo dos Anjos, o ideal é fazer o uso de pré-poos (pré-shampoos) para depois iniciar a lavagem. “O shampoo deve ser aplicado primeiro, depois a máscara e por fim o condicionador para fechar a cutícula.  A dosagem certeira do shampoo varia conforme o quão sujo seu cabelo vai estar. Se não fizer muita espuma, o produto deve ser aplicado novamente. Também é muito importante remover todo o condicionador para evitar a sensação de ‘peso’ nas madeixas ”, disse o profissional.

Para ele, o ideal é fazer uso de máscaras de hidratação não durante toda a vez que lavar, mas dando um intervalo de  8 a 15 dias.



2-E na hora de pentear?

Pentear os fios da maneira correta faz toda a diferença no visual. Um macete é começar a desembaraçá-los nas pontas e só depois ir para a raiz. Já quando o assunto envolve cabelos ondulados e crespos, mais delicados e sensíveis, Ozenita Bastos  recomenda usar os dedos deslizando nos fios, mecha a mecha, formando uma espécie de "fitagem". A especialista também afirma que não se deve pentear os cachos quando já secos.

3- Como amenizar os efeitos negativos dos "vilões" do cabelo?

O uso excessivo de chapinhas, secadores e babyliss é um verdadeiro vilão para a saúde dos cabelos. "Esses equipamentos de alta temperatura deixam os cabelos fragilizados e ressecados. Tornando- os quebradiços. Por isso, é indispensável usar protetor térmico e leave-in (creme sem enxágue)". Já para quem tem cabelos lisos e ondulados, a falta de volume pode ser driblada durante a escovação. Além do uso de produtos a base de óleo, a hairstylist indica elevar o cabelo para cima ao passar a escova ou a chapinha.

4-Para todos os dias:

Seja na "quarentena" ou não, cuidar dos cabelos em casa é a nova moda. Para Ozenita, alguns "mantras" devem ser seguidos para manter os fios sempre belos.

- Na hora de escolher shampoos, é preciso levar em conta o seu tipo de cabelo e quais produtos ele demanda;

- Opte por lavar as madeixas com água fria;

- Evite o uso excessivo de químicas;

Por fim, não esqueça de investir em uma alimentação saudável, que inclui frutas, legumes, verduras, vegetais, proteínas, e de  beber bastante água.


*Sob orientação e supervisão da repórter Lívia Oliveira