Moda e Beleza

Beleza renovada: confira os benefícios de cada tipo de argila para pele

Argila preta é a mais indicada para desintoxicação da pele

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de usar argila no rosto? Esse ingrediente natural pode ser uma ótima aliada para saúde da pele, pois possui vários benefícios para o corpo, como como controlar a oleosidade, diminuir a aparência dos poros, clarear manchas e deixar ele mais luminoso. Pensando nisso, confira uma lista com tipos de argila e suas respectivas propriedades funcionais para o uso em rostos:

Argila verde
Mais indicada para peles acneicas e oleosas devido ao seu efeito adstringente, secativo e bactericida. Por ser muito rica em várias substâncias, como cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio e zinco, a argila verde ajuda a proteger e acalmar a pele, regulando a produção de glândulas sebáceas. Além de possuir uma ação antipoluição, em que atua absorvendo as impurezas da pele como uma barreira ativa enquanto permanece na pele.

Argila branca
Indicada para peles mais desidratadas e sensibilizadas. Essa argila apresenta uma quantidade maior de alumínio e seu pH é muito parecido com o da pele. Além disso, ela também proporciona ação suavizante e cicatrizante.

Argila vermelha
Peles extremamente sensíveis. É rica em óxido de ferro e cobre (minerais anti-inflamatórios) e auxilia também na elasticidade e textura da pele.

Argila rosa
Essa argila é uma mistura de argila branca e vermelha. Super indicada para peles mais delicadas, que se irritam facilmente. Apresenta propriedades cicatrizantes e suavizantes. Também possui maior quantidade de ferro e é ótima para aplicar no corpo!

Argila cinza
Essa argila tem indicação tanto para peles oleosas quanto peles com discromias e manchas. Tem uma quantidade importante de titânio que auxilia no tratamento de lesões inflamatórias como cravos e espinhas. Pode ser usada também para descamação e oleosidade capilar.

Argila preta
Também conhecida como lama vulcânica, é a mais indicada para desintoxicação da pele. Possui ação anti-inflamatória pela alta concentração de alumínio e silício.