Moda e Beleza

Boca vermelha: Aprenda a fazer a maquiagem de Débora Falabella em 'A Força do Querer'

Irene, personagem de Débora Falabella em “A força do querer”, não abre mão da boca vermelhona e chama atenção todas as vezes em que aparece em cena

Agência O Globo
- Atualizada em

O batom vermelho tem o dom de aquecer e destacar qualquer look, dando um toque de feminilidade e sensualidade à make. Irene, personagem de Débora Falabella em “A força do querer”, não abre mão da boca vermelhona e chama atenção todas as vezes em que aparece em cena. O sucesso é tanto que o batom da vilã é um dos itens mais consultados na CAT (Central de atendimento ao telespectador dor da Globo).

Muitas mulheres, no entanto, ainda têm medo de usar a cor nos lábios no dia a dia por achar que é um tom mais indicado para a noite ou para ocasiões especiais. Era o caso da designer de joias Lais Dias, nossa modelo neste passo a passo:

— Eu adoro batom vermelho, mas nem sempre me sinto segura para usá-lo numa reunião ou num encontro com clientes. Sempre achei que fosse mais apropriado para a noite. Mas, quando eu me vi apenas com o batom e a máscara de cílios, percebi que dá para adotá-lo no dia a dia.  

Foto: Reprodução

A observação é reforçada pelo maquiador da Natura, Marcos Costa. O especialista explica que existem várias maneiras de exibir a cor nos lábios.

— Para quem tem liberdade para usar maquiagem mais elaborada no ambiente de trabalho, não é um problema combinar com olhos esfumados. Aquelas que precisam ser mais discretas podem marcar o olhar apenas com a máscara de cílios — ensina.

O maquiador pontua também que, apesar da grande procura pelo item na CAT, não são todas as mulheres que ficam bem com o tom de vermelho usado pela personagem estilosa da novela das nove.

— Pessoas com a pele mais amarelada podem investir num vermelho mais tomate, de fundo rosa. O vermelho mais bronze é indicado para pele clara e rosada — detalha Marcos Costa, completando que, em linhas gerais, o mesmo vale para as negras: — Dependendo do tom de pele, a mulher pode procurar um vermelho com fundo mais vinho ou berinjela, que são frios. Os de fundo marrom são mais quentes.

Outra teoria que o maquiador joga por terra é a necessidade de pincel para passar o batom vermelho.

— Com o acessório, é mais fácil fazer o desenho da boca. Ele também faz com que o batom dure mais. Mas, para mim, a boca sem definição é mais moderna.

Passo a passo:
Foto: Reprodução

1)
Com a ajuda de um pincel, aplique a base ou mousse no rosto inteiro. Pode ser um produto de alta cobertura, mas que deixe um resultado natural.

2) Aplique corretivo em volta dos olhos e espalhe com a ajuda de um pincel ou com o dedo, dando leve batidinhas. Assim, o rosto fica todo no mesmo tom.
Foto: Reprodução

3) Ainda na região dos olhos, hora de aplicar a máscara nos cílios de baixo e de cima. O ideal é escolher uma multifuncional que alonga, dá volume e define.

4) Para finalizar, use uma máscara incolor para pentear a sobrancelha. Isso ajuda a deixá-la marcada e definida sem pesar no rosto.
Foto: Reprodução

5) Quem não tem prática, pode usar um pincel, mas não há problema em aplicar o batom diretamente nos lábios, respeitando o contorno.

6) Escolha um blush bronze ou mesmo de fundo rosado para aplicar nas maçãs do rosto. Use de maneira leve e suave, para dar um ar de saúde.
Foto: Reprodução

7) Incremente o look com o olho esfumado. Marcos usou sombra cor de berinjela, que é uma opção para quem não tem habilidade para sombras pretas.

8) Finalize passando lápis preto ao longo de toda a linha d’água. Quem quiser, pode sair um pouco da linha e esfumar: “Fica chique e elegante”, diz Marcos.