Moda e Beleza

Botas masculinas: 8 dicas para deixá-las conservadas e sempre bonitas

Se você gosta deste estilo de calçado e tem em seu guarda-roupa, saiba que suas botas precisam de alguns cuidados especiais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

As famosas botas estão na moda e é no inverno que elas atingem seu auge nos looks masculinos. Mas já há quem aponte tendência para o uso em períodos quentes, principalmente no verão. Independente da época do ano, se você gosta deste estilo de calçado e tem em seu guarda-roupa, saiba que precisa de alguns cuidados especiais para que sua ela esteja bem conservada e limpa. Veja, abaixo, algumas dicas para mantê-las com a aparência sempre bonita. 


Se a sua bota estiver perdendo o brilho rapidamente, use graxa incolor para lustrar ou um creme hidratante. Foto: reprodução

1 - Couro autêntico: evite que as botas fiquem muito sujas. Quando for limpar, o faça com delicadeza utilizando um pano úmido. Se a sujeira for muito profunda, use uma escovinha de cerdas macias e sabão neutro. O couro perde firmeza à medida que vai sendo lavado. Por isso, todo cuidado é pouco.

2 - Couto sintético: Você pode usar uma esponta úmida com detergente neutro. Depois da limpeza, utilize um pano úmido para retirar o detergente. 

3 - Camurça: utilize uma escova própria para este material. A escovação precisa ser feita a seco, sempre na mesma direção. Se a sujeira teimar em não sair, busque alguma lavanderia especializada nesta limpeza, já que o material é muito delicado. Camurça é um dos materiais que mancham com facilidade. Considere passar um impermeabilizante específico para melhorar a conservação. 

4 - Para todos os materiais: jamais utilize qualquer aparelho ou macete para secar sua bota rapidamente. Deixe-a secar à sombra. Qualquer recurso para acelerar a secagem pode danificar o seu calçado.

Jamais utilize qualquer aparelho ou macete para secar sua bota rapidamente. Deixe-a secar à sombra. Foto: reprodução

5 - Na hora de guardar: faça bolinhas de jornal ou de revistas para preencher o cano da bota. Isso ajuda a manter seu formato rígido, dificultando que ela enrugue facilmente. Na hora de guardá-las, principalmente por um longo período, use suas caixas e não misturado a outros calçados. Faça alguns furos na caixa para que elas possam 'respirar'. A exposição irregular prejudica a conservação do calçado.

6 - Botas de couro e brilho: se a sua bota estiver perdendo o brilho rapidamente, use graxa incolor para lustrar ou um creme hidratante. Aquele mesmo que você usa para a hidratar a pele. Além do ressecamento, assim você evita as indesejadas rachaduras. 

 Em dias chuvosos, prefira deixar a sua bota em casa e aposte em outro calçado. Bota e água não combinam. Foto: reprodução

7 - Água e couro não combinam: em dias chuvosos, prefira deixar a sua bota em casa e aposte em outro calçado. Caso ela molhe, utilize papel para tirar a umidade. Jornais ou revistas podem manchar o couro.

8 - Botas de cano longo: para guardá-las sempre com o cano esticado, a dica é improvisar com garrafas pet ou até mesmo cartão enrolado.