Moda e Beleza

Cabelo desbotado? confira oito dicas para cuidar dos fios durante o verão

Durante o verão, vale trocar o seu shampoo normal por um mais hidratante

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Não sabe como cuidar dos cabelos no verão? Com a chegada da estação mais quente do ano, o sol se torna um vilão para os fios se não receberem os cuidados necessários. Uma das maiores queixas das mulheres em relação a época é o clareamento indesejado no cabelo. Veja oito dicas para evitar o desbotamento dos fios no verão: 

Foto: Reprodução

1.Filtro solar capilar ajuda a proteger os fios 
O coringa contra a exposição de raios UV é o protetor solar, que além de proteger a pele, deve ser usado nos cabelos em versão criada especialmente para as madeixas. O cabeleireiro Rogério Silva ensina que ao contrário dos filtros solares de pele, o de cabelo não precisa ser reaplicado.

"O protetor para cabelos forma uma película que 'interrompe' a penetração dos raios UV. Por isso que esse tipo de filtro deve estar presente em produtos sem enxágue, que ficam no cabelo", disse o cabeleireiro Rogério Silva.

2.Outros hábitos que evitam que os cabelos clareiem durante o verão 
Segundo ainda o cabeleireiro, a melanina fica em uma camada mais profunda do cabelo e demora mais a "clarear" que o pigmento da tintura que está na parte intermediária e o de tonalizantes, na mais superficial. Ao atravessar a cutícula, a radiação ultravioleta consegue degradar essa pigmentação, oxidando a cor.

3.Praia e piscina pioram o efeito desbotado 
Para quem é fã de praia e piscina, as madeixas podem ficar ainda mais claras pela ação da água. O cloro e o sal do mar abrem a cutícula da fibra pelo pH elevado, deixando as madeixas sensíveis ao sol e à perda de pigmentação pelo ressecamento. Nesse caso, produtos de proteção solar deve ser aplicados depois de receber uma dose de água doce, do chuveiro ou mineral, para retirar os resíduos, e evitar o efeito pós-praia nos cabelos.

4. Comece a temporada com uma ida ao salão para aparar as pontas 
Um bom hábito que você pode adquirir a cada mudança de estação é fazer uma visita ao salão para dar uma aparadinha nas pontas. Assim, antes de submeter os fios aos fatores de ressecamento inevitáveis do verão, você elimina as pontas duplas que já existem, evitando que essas abram mais ainda e possam até quebrar.

5. Invista numa boa linha de produtos para os fios com filtro solar 
Durante o verão, vale trocar o seu shampoo normal por um mais hidratante! Que tal montar uma nécessaire uma linha completa enriquecida com filtro solar? Condicionador, máscara, creme de pentear e óleo capilar são indispensáveis para manter os fios saudáveis e protegidos dos raios solares.

6. Antes de um mergulho no mar ou na piscina, aplique um pouco de creme de pentear 
Outra dica que promete manter a cutícula dos fios bem seladinha, o que é ótimo para todas mas, especialmente, para aquelas que fazem algum tipo de química é aplicar um pouco de creme de pentear antes de qualquer mergulho. Se você for fazer um passeio de barco, também pode apostar no truque, já que o vento salgado também resseca o cabelo. 

7. Turbine a hidratação diária com ampolas ou cremes de tratamento 
Se os seus cabelos já estão muito ressecados, você pode substituir o condicionador pela máscara em algumas lavagens, para turbinar a hidratação. 

8. Use chapéus de abas largas 
Também dá para proteger os fios do sol à moda antiga: com acessórios! Hoje em dia, os chapéus estão na moda e garantem deixar os seus looks de praia muito mais estilosos, a dica é preferir os de abas largas, que além de preservar o cabelo, também ajudam a evitar o câncer de pele em regiões sensíveis como orelhas e couro cabeludo.