Moda e Beleza

Cabelo oleoso? Confira cinco dicas para controlar esse problema

Banhos quentes, shampoo "errado" e excesso de condicionador podem piorar a oleosidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Ninguém merece cabelo oleoso, não é? A maioria das pessoas que sofrem com esse problema já se desesperaram para encontrar soluções e até testaram misturas bem estranhas. Além de atrapalhar no visual, esse fator também é capaz de aumentar a produção de caspas, causar dermatites e até mesmo a queda capilar.

Fatores como estresse e alterações hormonais podem ser responsáveis pelo aumento da produção de sebo no couro cabeludo. Porém, na maioria das vezes, questões genéticas são as que causam um grande estímulo das glândulas sebáceas.

Para auxiliar quem sofre com o excesso de oleosidade nos fios, a Mahogany separou 5 dicas infalíveis para controla-la. Confira:

Evite banhos quentes

A água quente estimula o ressecamento da pele e couro cabeludo. Ressecadas, as glândulas sebáceas entendem que o cabelo precisa de mais hidratação e, consequentemente, produzem mais óleo para repor os nutrientes. Banhos mornos e até mesmo frios são ideais para não prejudicar as madeixas.

Use shampoos para remover o excesso de oleosidade

Shampoos antirresíduos possuem componentes que eliminam toda a gordura do cabelo. Por esse motivo, é melhor optar por produtos específicos para cabelos oleosos, que são menos agressivos, mas ainda assim removem o excesso de oleosidade.

Não exagere no condicionador

Indispensável para qualquer tipo de cabelo por selar as cutículas, nas madeixas oleosas o condicionador deve ser passado em menor quantidade. É indicado ter muita atenção para que sua aplicação ocorra apenas nas pontas e nunca na raiz, pois o produto pode obstruir algumas glândulas e exigir compensação de sebo das que se encontram livres.

Abuse do enxágue

Válido para todos os produtos capilares, ao final do banho não deve existir nenhum resquício de shampoo, condicionador ou máscara presente no cabelo. Não utilize também cremes que não exijam enxágue. O excesso de produto no cabelo também estimula a produção de oleosidade e pode causar coceiras e caspas.

Lave os cabelos em dias alternados

Na tentativa de retirar o óleo dos fios, é comum que o cabelo seja lavado com mais frequência. Entretanto, a oleosidade também é essencial para a saúde das madeixas e removê-la todos os dias pode ser prejudicial ao couro cabeludo. Lave o cabelo em dias intercalados.