Moda e Beleza

Cabelo platinado de Monica Iozzi exige cuidados em dobro; veja dicas

Especialistas dão dez dicas de como seguir o visual da personagem Kim de 'A dona do pedaço'

Marcia Disitzer, de Agência O Globo

Toda noite, a atriz Monica Iozzi aparece na novela "A dona do pedaço" com o cabelo platinado. O look da personagem Kim vem dando muito o que falar, mas antes de seguir o visual é preciso adotar cuidados antes, durante e depois do procedimento. "Quanto mais claro for o cabelo, melhor será o resultado da descoloração.

Foto: João Cotta | Divulgação TV Globo
Mas é uma técnica agressiva que sempre danifica os fios", diz o hairstylist Edy Clemente, do Edy Clemente Ateliê. Segundo o cabeleireiro Bruno Valentim, do Ophicina do Cabelo, quem tem fios pretos deve pensar bem. "Talvez não consiga alcançar esse tom", explica. Adeptas de alisamentos e tratamentos redutores de volume também não estão indicadas.

"Em todas as situações, o ideal é testar uma mecha do cabelo antes de se submeter ao procedimento", orienta Edy. Para tirar o louro platinado, Marcos Araújo, técnico em coloração e especialista em louras do Salão Care, recomenda: "Faça uma balaiagem invertida ou aplique um tonalizante em tom de mel, cobre ou marrom".

Abaixo, dez dicas dos especialistas de como manter as madeixas platinadas e saudáveis.

1. "Use pó descolorante, água oxigenada e aditivos de proteção para descolorir os fios", sugere Bruno Valentim.

2. "A raiz escura, que é esfumada, deve ser feita no final de tudo", diz Marcos Araújo.

3. "Para ficar tal qual a Kim, é necessário fazer escova e prancha todos os dias. Aplique sempre um protetor térmico antes desses procedimentos", observa Edy Clemente.

4. "Na lavagem do cabelo, evite água quente. E, a cada 15 dias, use um xampu matizador com pigmento violeta", continua Edy.

5. "Troque o condicionador por uma máscara para cabelos descoloridos ou quimicamente tratados, aplicando-a do meio do cabelo para baixo, pelo menos nas primeiras semanas após a descoloração", ensina Marcos.

6. "Quando for à praia, aplique óleo de coco nos fios ainda secos", emenda Marcos.

7. "Evite o cloro da piscina", ressalta Edy.

8. "No dia a dia, capriche na make; faça uma pele bem feita e não se esqueça do batom e do rímel", indica Marcos.

9. "A cada 40 dias, em média, é necessário fazer a manutenção do look, retocando a raiz", lembra Bruno.

10. "Itensifique a hidratação. Uma vez por semana, hidrate os fios com produtos à base de mel, óleo de coco ou argan. Uma vez por mês, faça uma cauterização num salão de sua confiança", conclui Edy.