Moda e Beleza

Cabelos secos? Descubra como fazer a umectação capilar nos fios

Técnica promete trazer brilho para os fios e pode ser feita de diversas formas; confira o passo a passo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A umectação capilar tem caído no gosto das mulheres de cabelos secos e pode ser uma ótima opção para trazer brilho para as madeixas. Ela se resume a aplicação de óleo capilar da raiz às pontas dos fios e é indicada principalmente para os cabelos cacheados, crespos ou com química. 

Existem diversas formas de fazer a umectação, que traz resultados visíveis como a diminuição do frizz e o brilho intenso do cabelo. A Loreal Paris destacou alguns tipos de aplicar a técnica: a umectação tradicional, noturna e a reversa. Confira o passo a passo de cada uma delas e escolha a que se encaixa melhor na sua rotina!

Umectação tradicional

Neste modelo, o óleo age nos fios por cerca de 2 horas. Confira o passo a passo:

  1. Divida o cabelo em mechas e aplique o óleo capilar da raiz às pontas de cada uma delas;

  2. Deixe o produto agir;

  3. Ao retirar o óleo, aplique um condicionador no cabelo e deixe-o agindo por cerca de 20 minutos;

  4. Enxague bastante.

Umectação noturna

Essa versão da umectação é perfeita para quem não tem muito tempo durante o dia para realizar o processo. Nela, o óleo capilar faz a mágica acontecer nos fios durante o sono. O passo a passo é exatamente o mesmo da umectação tradicional, a diferença é que ao invés de agir por apenas 2 horas, o óleo ficará no cabelo durante todo o seu período de sono.

Outro ponto diferente da umectação tradicional, é que na noturna será preciso proteger os fios com algum pano de algodão, como uma camisa por exemplo. Essa prática é indicada para proteger os fios do frizz. Ao acordar, repita o processo de enxague e aplicação do condicionador. 

Umectação reversa

Essa umectação é indicada para os cabelos que estão bem secos, quebradiços e opacos. Nela, o óleo conta com a ajudinha de uma máscara de hidratação para turbinar o processo e trazer vida aos fios. Veja o passo a passo:

  1. Lave o cabelo com um pré-shampoo para limpá-lo. Lembre-se de aplicar o produto apenas no couro cabeludo, pois sua aplicação no cumprimento pode ressacar ainda mais os fios;

  2. Seque rapidamente o cabelo com uma toalha, tirando a umidade dos fios;

  3. Assim como na umectação tradicional, divida o cabelo em mechas;

  4. Aplique a máscara de hidratação nas mechas, sempre da raiz até as pontas;

  5. Depois de aplicar a máscara, é a hora de aplicar o óleo capilar. Faça o mesmo processo;

  6. Deixe a mistura agir por 30 minutos e enxague o cabelo.