Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Cinco fatos que você precisa saber sobre o batom

Você sabia que o cosmético tem data de validade de até 3 anos? Confira as curiosidades

Redação iBahia • 17/09/2019 às 21:46 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Querido entre as mulheres, o batom esconde muitos mitos e segredos. Afinal, o cosmético ele pode mesmo ajudar na hidratação dos lábios, ou serve apenas como maquiagem? Existe um lugar ideal para guardar a make? Reunimos cinco curiosidades e dúvidas das mulheres acerca do batom e do seu uso, confira:

De que é feito? Muito antes de 1915, as mulheres já tinham o hábito de pintar os lábios e a pele com os mais diversos propósitos. Mas foi no início do século XX que Maurice Levy inventou um cilindro metálico próprio para colocar a tinta labial. A invenção facilitou o uso e teve papel importante na popularização. Hoje, a base de um batom são ceras e manteigas.

Batom estraga? Hora de fazer faxina, pois batom estraga, sim, e pode causar alergias! "As ceras presentes na formulação ressecam e oxidam perdendo a propriedade de emoliência alterando o cheiro e gosto", alerta Giselle Canavaci, gerente de produto da Dermage. Por isso, fique atenta: o prazo máximo de uso é de três anos.

Melhor lugar para guardar: Fuja do excesso de calor e umidade. Eles são extremamente prejudiciais para a composição da maquiagem. E se você é da turma que deixa na bancada da pia, preste atenção no conselho de Giselle: "a alta variação de temperatura e umidade do banheiro podem derretê-lo e alterar o aspecto".

Os problemas de compartilhamento: Não é nada bom ficar emprestando emprestando (ou pegando emprestado) esse tipo de maquiagem. "Uma das doenças infecciosas mais comuns nos lábios é o herpes simples. Quando você passa batom e a pessoa está com herpes, mesmo quando o vírus está ali mas a lesão ainda não saiu, você corre o risco de se infectar", explica a dermatologista Aline Vieira.

De olho na hidratação: Para que os batons ajudem na hidratação dos lábios, é preciso procurar por manteiga de karitê, cacau, manga, ceramidas, glicerina e vitamina E nas fórmulas, diz Aline, que indica uma pré-hidratação para quem gosta do efeito matte. "É importante passar um hidratante labial antes. Uma manteiga de cacau, de karitê ou uma hidratação industrializada".

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza