Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Confira cinco dicas para cuidar da pele durante o inverno

Apesar do friozinho invernal agradar muitas pessoas, o clima desta estação modifica a pele e faz com que ela fique desidratada

Redação iBahia • 23/06/2017 às 15:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 20:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Apesar do friozinho invernal agradar muitas pessoas, o clima desta estação modifica a pele e faz com que ela fique desidratada. Para evitar descamações e manter ela permanentemente hidratada, a dermatologista e consultora da Netfarma, Maria Paula Del Nero, dá cinco dicas para quem quer cuidar melhor da pele durante o inverno:

Não abra mão do protetor solar: Muitas pessoas acham que esse item é dispensável na ausência de sol ou calor, mas, na realidade, o que ocorre é exatamente o contrário. “O uso do protetor solar é imprescindível em qualquer época do ano, pois além de filtrar o efeito da radiação ultravioleta (UV), ele oferece uma camada a mais de hidratação à pele. E para o rosto, tanto no frio quanto no calor, deve-se utilizar um fator de proteção maior do que 15”, salienta Maria Paula.

Evite banhos muito quentes e prolongados: Os minutos a mais no chuveiro, principalmente em água com temperatura superior à do corpo, ou seja, acima de 36,5ºC, podem retirar a camada de gordura da pele, que também tem efeito protetor e mantenedor da oleosidade natural. “Esse ressecamento provocado pelos banhos quentes é ainda mais agudo quando combinado ao uso excessivo de sabonetes”, afirma.

Use o sabonete corretamente: Tanto a aplicação demasiada quanto a escolha inadequada do tipo de sabonete a ser usado no inverno podem irritar e ressecar a pele. “Para pessoas com a pele naturalmente seca, são indicadas as formulações neutras, glicerinadas, hidratantes, compostas por óleos vegetais ou as versões líquidas, que tendem a ser menos ácidas e, portanto, menos agressivas”, pontua a dermatologista.

Hidrate bem a pele após o banho:
Em geral, os hidratantes e loções devem ser aplicados logo após o banho, quando os poros estão abertos e, portanto, os produtos podem agir com mais eficiência. “Para que o hidratante penetre profundamente na pele, por meio da movimentação das estruturas mais superficiais da pele, deve-se aplicá-lo, no máximo, até três minutos depois de sair do chuveiro”, recomenda.

Fuja dos tecidos alérgicos: Algumas roupas e até cobertores podem colaborar para o ressecamento e irritação da pele. O destaque vai para as peças produzidas com tecidos sintéticos, pois esses não oferecem boa transpiração e deixam o suor na pele, o que também pode eliminar a barreira de proteção da derme. Logo, ocorre a vermelhidão, sensibilidade e o ressecamento. “Os tecidos que melhor absorvem o suor são os naturais e o Dry Fit”, conclui.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza