Moda e Beleza

Confira dicas para retirar a maquiagem de carnaval sem agredir a pele

Para manter a saúde da pele, principalmente do rosto, é importante tomar alguns cuidados, como preparar bem a região para a aplicação da maquiagem.

Agência O Globo

O carnaval começa oficialmente amanhã, mas nas últimas semanas foi comum encontrar pessoas fantasiadas pelas ruas do Rio. Um dos pontos altos dos looks carnavalescos são as maquiagens cheias de cores e brilhos. Para manter a saúde da pele, principalmente do rosto, é importante tomar alguns cuidados, como preparar bem a região para a aplicação da maquiagem.

— É preciso limpar o rosto, de preferência com uma loção micelar, para remover impurezas e controlar a oleosidade da pele. Depois, a área deve ser hidratada. O produto usado na maquiagem deve ser adequado ao tipo de pele da pessoa, mas as melhores são as hipoalergênicas, não comedogênicas (que evitam o entupimento dos poros), com efeito matificante e com filtro solar — lista Simone Veloso, professora de dermatologia da Unirio.

Os foliões devem ficar bem atentos à data de validade da maquiagem, além de não esquecer de usar filtro solar de pelo menos 30 FPS antes de aplicar os produtos sobre o corpo.

— Já vi casos de pacientes que ficaram com a marquinha de pedrinha ou algo que usou na pele como adereço. É muito importante a proteção solar para quem sai no carnaval durante o dia — orienta Mônica Fialho, dermatologista e diretora da clínica BarraSkin.

Antes de ir para a cama, é importante limpar bem a pele.

— Dormir com a maquiagem pode obstruir os poros, ocasionando acne, cravos e oleosidade excessiva, além de alergias no rosto e ao redor dos olhos. Também contribui para o envelhecimento precoce da pele — alerta Renata Sampaio, dermatologista e médica responsável pelo Instituto da Pelle Caxias.

Por mais estranho que pareça, a limpeza não deve começar com água e sabão.

— Isto só serve para espalhar as partículas de glitter. Esta etapa só deve ser feita no final do processo de limpeza — finaliza a dermatologista Daniela Rezende Neves.

Demaquilantes bifásicos: recomendado para a remoção de produtos mais pesados e pigmentados ou à prova d' água. No entanto, quem tem pele oleosa e usar esse demaquilante, deve retirá-lo com o sabonete apropriado para evitar o surgimento de possíveis acnes. 

Água micelar: indicada para maquiagens leves e sem o uso de purpurinas.

Óleos essenciais: o de amêndoas, por exemplo,  pode ser usado para retirar partículas de glitter que não foram removidas

Fitas adesivas: também ajudam a tirar purpurina do corpo e as mais indicadas são micripoe

 Água e sabonete: depois de retirar a maquiagem, com os  passos anteriores, recomenda-se lavar o rosto com água e sabonete porque ajuda a tirar os residuos.

 Água termal: para que o rosto não fique ressecado por causa do sabonete, borrifere um pouco de água termal sobre a região.