Moda e Beleza

Conheça benefícios de hidratar o cabelo e identifique o que os fios precisam

Tratamento é essencial para manter cabelo saudável

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Hidratar o cabelo é um passo imprescindível, que deve estar presente em toda rotina capilar, para manter os fios saudáveis e também conservar químicas, como por exemplo a coloração, por mais tempo. Mas você sabe por quê o tratamento é tão importante?

A cabeleireira Manu Sousa, profissional do espaço Entre Cílios e Unhas, explicou que a hidratação deve ser feito, pelo menos uma vez por semana, e contou como identificar se os fios precisam ser hidratados.

"Os cabelos que estão precisando de hidratação são aqueles com danos diários, muitas vezes sem brilhos ou ásperos. Além disso, o tratamento é essencial para aqueles fios que utilizam muitas ferramentas térmicas, como chapinha, secador, babyliss, entre outras", afirmou.

Além disso, Manu detalhou como deve ser feita a escolha da máscara de hidratação correta para cada tipo de cabelo.

"Primeiramente é importante fazer uma análise dos fios, se possível com um profissional de cabelos, para entender do que realmente seu cabelo precisa. Também é fundamental sempre procurar ler os rótulos de todos os produtos.  Vale lembrar que todo cabelo necessita de hidratação,  a busca é a quantidade de vezes que irá fazer na sua semana ou mês", relatou a cabelereira.

Uma dúvida frequente quanto ao uso da hidratação é a forma de uso, principalmente se a máscara vem antes ou depois do condicionador. 

"Para aplicação, é importante lavar o cabelo de preferência com um shampoo da mesma linha que a máscara, e aplicar uma quantidade por todo o couro cabeludo,  não há necessidade de aplicação em comprimento e ponta, o próprio aplicado nas raízes fará a limpeza do restante. Massagear,  fazer a higienização de costume,  de preferência fazer essa lavagem duas vezes. Sentindo que o cabelo está bem higienizado, retirar bem o excesso da água e começar a aplicação da máscara.

Pegar uma quantidade do produto, dependendo da quantidade e textura do seu cabelo, separar o cabelo em duas ou mais partes e aplicar essa no comprimento e ponta, alinhando o produto ao fio, espalhar com um pente ou escova de preferência. Deixe agir de acordo como está no rótulo do produto,  normalmente de 5 a 10 min o tempo de pausa, isso quando você finaliza todo o cabelo.  Enxágue o cabelo retirando todo o produto , até sentir que não há mais nada . Pronto, finalize com um uso de condicionador", esclareceu Manu.

No salão, Manu Sousa considera recomendável fazer a hidratação pelo menos a cada 15 dias.

"Se possível toda semana ou pelo menos a cada 15 dias. E em casa fazer uma manutenção para intensificar o que foi feito no salão. Pois um profissional realizando esse tratamento e claro, com a tecnologia do produto usado no salão, é diferente dos resultados apenas com produtos vendidos para uso domiciliar", declarou.