Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Conheça dez mitos que não ajudam na hidratação dos cabelos

O uso contínuo do produto é fundamental para mudar o aspecto dos fios, mas isso deve ser feito se utilizado por algum tempo

Redação iBahia • 16/10/2019 às 19:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Que mulher nunca fez uma loucura para ter cabelos lindos? Algumas até misturam fruta no condicionar para fazer hidratação, cortam as pontas dos fios imaginando que isso eliminará as pontas duplas e o ressecamento, outras esperam a melhor fase da lua para cortar as madeixas.

Foto: Divulgação

- Elas procuram por uma fórmula que vai mudar o aspecto dos fios de um dia para o outro. É como as propagandas de condicionadores e xampus, que prometem transformar cabelos cacheados em lisos, dando brilho, vigor, maciez, vitamina, dentre outras promessas que na prática nem sempre acontece - explica a Tricologista Ortomolecular Sandra Assis Maia da clínica capilar Alto Stima.

O uso contínuo do produto é fundamental para mudar o aspecto dos fios, mas isso deve ser feito se utilizado por algum tempo, em caso de decepção o melhor é mudar de produto ou consultar um tricologista, esse especialista pode indicar o produto com uma fórmula correta e o método de utilização para seus fios, somente depois de algum tempo você poderá conseguir um bom resultado.

1- Uma alimentação regrada somente com frutas ajuda a dar brilho aos cabelos?

Mito. As células do bulbo capilar precisam estar nutridas, uma dieta balanceada, rica em vegetais, ovos e carnes ajudam a dar mais brilho aos fios. Devemos entender que o cabelo tem vida: ele nasce, cresce, passa por uma fase de repouso e cai, está em constante renovação. Por isso, é importante para que todo o ciclo vital de renovação do cabelo esteja sempre em ótimas condições sendo que uma alimentação correta é fundamental.

2- Misturar uma ampola de vitamina A ao condicionador dá brilho aos fios?

Mito. As ampolas muitas vezes são incompatíveis com a fórmula do condicionador e, por isso, as substâncias não se misturam. A maneira mais eficaz de nutrir os cabelos é com fórmulas indicadas por um especialista. Não tome remédios por conta própria.

3- Enxaguar o cabelo com limão dá brilho?

Mito. A fruta não deve ser usada, você corre risco de causar queimaduras sérias. Se for aplicado nos cabelos ou na pele e não for muito bem enxaguado o limão, quando em contato com o sol, pode causar uma queimadura química que chega a ser bastante grave.

4- Vinagre faz dar brilhos aos cabelos?

Mito. O vinagre não tem esse objetivo (deixar o cabelo brilhoso), ele não possui nutrientes que beneficiem o cabelo e por isso não é recomendado. Apesar de carregar a fama de ser uma fonte de brilho capilar, o vinagre não traz benefícios ao cabelo. Por ter ácido em sua composição ele neutraliza os fios e dá a impressão de brilho, contudo, a sua fórmula deixa os fios mais rígidos e quebradiços.

5- Máscaras feitas com maionese ajudam a recuperar o brilho?

Mito. A maionese é rica em gordura, ela pode deixar resíduo nos fios e, com isso, tornar o cabelo mais opaco. Uma máscara com óleo (não a fruta diretamente) de amêndoas e abacate é mais eficiente e não pesa tanto nas madeixas.

6- Cortar as pontas duplas resolve?

Mito. É vital o cuidado com os cabelos, desde como você lava, seca e corta. Cuidados especiais podem evitar o aparecimento das pontas duplas. Quando você lava seu cabelo se você o penteia ainda molhado, sem muito cuidado, o cabelo se rompe e provoca pontas duplas. O mesmo acontece se você esfregar com a toalha, se pentear emaranhados puxando ele com muita força, ou quando amarrá-los cuidado, alguns acessórios podem quebrar os fios. É essencial manter o cabelo hidratado, assim você poderá evitar mais danos aos fios. Cortar não resolve o problema!

7- A lua influencia no resultado do corte?

Mito. Não existe qualquer indício científico de que a lua influencie no resultado do seu corte de cabelo. Se você quer que os fios fiquem mais cheios ou domados, o melhor a fazer é escolher o dia mais adequado na sua agenda e pedir ao profissional um corte que crie o efeito que você deseja.

8- Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?

Mito. O anticoncepcional tem hormônios que não vão fazer efeito nenhum no cabelo e a utilização da pílula nada tem a ver com cabelo.

9- Produto para cabelo liso acaba com os cachos?

Mito. Esse tipo de cosmético é feito especialmente para quem tem os fios lisos, por isso, não espere que essa linha de produtos vá soltar, alisar ou tirar o volume dos seus cachos.

10- Encharcar os cabelos com óleos é bom para hidratar e dar brilho aos fios?

Mito. O exagero de óleos, cremes e reparadores podem danificar os cabelos, causando até caspa e queda. Se usados em exagero, cremes e óleos podem deixar o couro cabeludo úmido e oleoso causando doenças como a dermatite seborreica (caspa) e até queda. A indicação para óleos é que eles nunca devem ser usados na raiz, apenas nas pontas. O hábito de encharcar o cabelo com óleos ou cremes pode se tornar um grande vilão da beleza.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza