Moda e Beleza

Conheça os benefícios de cada tipo de argila para o rosto

A argila tem ação cicatrizante e depurativa, além de promover uma esfoliação na pele, também tonifica, melhora o fluxo sanguíneo e remove as impurezas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A argila pode ser uma ótima aliada para saúde da pele e o seu uso em tratamentos estéticos já acontece há centenas de anos. O produto natural era usado pelos egípcios para tratar inflamações, úlceras e deformações reumáticas e, com o tempo, passou também a ser usado na pele. Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.

De acordo com os profissionais da Mundo Verde, o uso de argila pode trazer diversos benefícios. Ela tem ação cicatrizante e depurativa, além de promover uma esfoliação na pele, também tonifica, melhora o fluxo sanguíneo e remove as impurezas.

Foto: reprodução / Beleza e Saúde
A Mundo Verde fez uma lista com os tipos de argila e suas respectivas propriedades funcionais para o uso em rostos. Confira:

1- Argila branca:
possui pH muito próximo ao da pele, com isso, possui um efeito clareador e cicatrizante, sendo utilizada na remoção de manchas na pele.

2- Argila verde: é indicada para peles oleosas e com acnes, pois regula a produção das glândulas sebáceas tem ação esfoliante, adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial. Além de proporcionar suporte energético e nutricional, a argila verde é rica em cobre e possui ação anti-inflamatória.

3- Argila rosa: 
é resultante da mistura da argila vermelha com a argila branca, possui propriedade revitalizante, hidratante e suavizante, indicada para peles sensíveis, delicadas e sem viço.



4- Argila amarela: também conhecida como argila dourada, é indicada para pelas secas, maduras e cansadas, pois o silício presente em sua composição, é considerado um importante fator na formação de colágeno e elastina, diminuindo assim, as rugas. Além disso, o silício tem ação cicatrizante, possui a capacidade de reduzir inflamações, apresenta propriedade hemostática e proporciona um efeito calmante, pois alivia o estresse.