Moda e Beleza

Corte de cabelo: experts respondem principais dúvidas

De acordo com especialistas, cortar as pontas não ajuda no crescimento, nem o tipo de lua

Agência O Globo

Tem gente que adora uma tesoura, outras preferem passar longe e adiam ao máximo a ida ao salão. Mas todas acabam com as mesmas dúvidas: quando cortar os fios, qual a melhor época? Essas e outras dúvidas sobre corte de cabelo a gente responde com a ajuda dos cabeleireiros Val Cordeiro, do Fil Hair & Experience, e Rudi Werner.

Cortar as pontas ajuda o cabelo a crescer: mito ou verdade?

Não dá dúvidas de que isso é um mitos mais fortes quando o assunto é cabelo. Segundo Val e Rudi, isso não faz sentido, afinal os fios crescem a partir da raiz.

- Ao cortar, temos uma impressão de que o cabelo cresce mais rápido porque as pontas estão mais saudáveis - explica Val.

As fases da lua influenciam no comportamento do cabelo na hora do corte?

Outro mito dos grandes. Não há nenhuma comprovação científica de que cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça mais rápido; ou que o corte na minguante acaba deixando os fios mais ralos.

- Corto em qualquer lua, todos os dias, e não acho que isso interfira no crescimento de nenhum deles. O que interfere é, sim, a saúde do couro cabeludo, questões hormonais e alimentação. Para isso a pessoa deve procurar um especialista de cada área - diz Rudi.

Cortar com frequência ajuda com que o cabelo embarace menos?

Opa, está aí uma verdade. Respeitar os intervalos de corte para cada tipo de cabelo ajuda a ter menos quebra na hora do pentear.

- O que interfere no embaraço são as pontas duplas, ressecadas ou porosas, por isso, além do corte, é preciso ter também uma rotina de cuidados - diz Val.

Qual a frequência ideal de corte para quem tem cabelo longo e quer mantê-lo assim?

Para que as pontas estejam sempre saudáveis, o ideal é cortá-las de três em três meses.

Os famosos long bob, que estão sendo muito usados, precisam de manutenção de quanto em quanto tempo?

Nesse tipo de corte, o ideal é fazer a manutenção entre dois e três meses.

Cabelo cacheados/crespos crescem menos que os lisos/ondulados? Qual a frequência ideal para cortá-los?

Está aí outro mito. A forma desse tipo de cabelo apenas dá a impressão de crescimento mais lento. Mas é só impressão. No entanto, os cortes podem ser feitos com intervalos mais longos.

- A frequência ideal de corte para este tipo de fio, é de quatro a cinco meses - orienta Val.