Moda e Beleza

Cuidados com os fios: confira cinco dicas para evitar a queda de cabelo

Uma alimentação rica em vitaminas em minerais é essencial para fortalecer a raiz do cabelo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Sofre com queda de cabelo? Alguns fatores como doenças de pele até problemas hormonais podem ser os causadores do problema. Para amenizar o caiamento dos fios, ter uma alimentação saudável e evitar lava-lós todos os dias, por exemplo, ajudam a evitar que ele caia. Pensando nisso, o site Tua Saúde separou as cinco principais causas de queda de cabelo. Confira:

1. Lavar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana

Não é necessário lavar os cabelos todos os dias, até porque é importante manter a oleosidade natural do cabelo para proteger os fios. No entanto, quando a oleosidade é excessiva ou quando há muita transpiração devido à prática de atividades físicas, é recomendado lavar o cabelo regularmente para que os fios fiquem fortalecidos e resistentes à queda.

O ideal é lavar os cabelos sempre que estiverem sujos, entre 2 a 3 vezes por semana, no entanto esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. Confira o passo-a-passo para lavar o cabelo corretamente.

2. Alimentação saudável

Uma alimentação rica em vitaminas em minerais é essencial para fortalecer a raiz do cabelo, evitando a queda. No entanto, o consumo de suplementos vitamínicos deve ser orientado por um nutricionista, pois da mesma forma que a falta de vitaminas provoca a queda de cabelos, o excesso também tem o mesmo resultado, apesar dessa causa ser mais rara. Conheça os alimentos mais indicados para fortalecer o cabelo.

3. Enxaguar bem os cabelos

É importante enxaguar bem os cabelos, removendo o shampoo e o condicionador completamente. A presença de resíduos no couro cabeludo pode fazer com que haja mais oleosidade e promova a queda de cabelo.

4. Desembaraçar os cabelos ainda no banho

É interessante desembaraçar os cabelos ainda no banho quando passar o creme ou condicionador, pois impede que quando seco o cabelo fique muito embaraçado e haja quebra dos fios ou quedas. Além disso, é importante desembaraçar primeiramente as pontas e deixar a raiz por último, isso também evita maiores quedas de cabelo.

5. Só prender os cabelos quando estiverem secos

Prender os cabelos ainda molhados ou úmidos pode fazer com que a raiz sofra danos, favorecendo a queda. Por isso, caso queira ou haja necessidade de prender os cabelos, é importante esperar até que esteja completamente seco.