Moda e Beleza

Cuidados: confira os 10 erros mais comuns que acabam com a saúde do cabelo

Não é recomendado o uso do shampoo seco todos os dias, mesmo para as pessoas de cabelos oleosos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A busca pelo cabelo perfeito faz parte do cotidiano de muitas mulheres. Porém, manter uma rotina de cuidados com os fios é fundamental para evitar que eles se tornem mais fracos e quebradiços. Pensando nisso, a dermatologista Kédima Nassif, listou 10 erros mais comuns que devem ser evitados ao cuidar das madeixas em casa. Confira:

1. Esfregar o cabelo molhado com a toalha de banho

“É um grande erro, pois os cabelos são muito mais frágeis quando estão úmidos, logo, ficam mais suscetíveis a danos. Ao invés disso, aperte suavemente o cabelo com as mãos após a lavagem e faça o mesmo com uma toalha para remover o excesso de umidade", diz.

2. Secar o cabelo com alta temperatura

Nos momentos de pressa, é tentador colocar a temperatura no máximo para otimizar o trabalho. “Este é um erro que danifica bastante o cabelo. Lembre-se de que quanto menor a temperatura, melhor para o seu cabelo. É melhor gastar cinco minutos a mais na secagem e ter um cabelo saudável do que economizar um tempo ínfimo, mas danificar os fios”, sugere a dermatologista. Além disso, lembre-se de investir em leave-ins e produtos termoativados que protejam os fios do calor.

3. Fazer escova com o cabelos ainda úmido

Se você é do time que gosta de escovar os fios em casa, saiba que é essencial remover o excesso de umidade antes de começar o procedimento. "Como o cabelo é mais fraco e frágil quando está molhado, escová-los ainda úmidos pode levae a quebras e danos. O ideal é começar o processo somente quando estiver 60% seco. Além disso, não comece a usar um secador de cabelo logo após o banho: aperte o cabelo cuidadosamente com uma toalha e aguarde pelo menos 15 a 20 minutos para deixar o cabelo secar um pouco mais, e só depois, use um secador na temperatura mais baixa", explica.

4. Lavar o cabelo com muita frequência

De acordo com a especialista, o cabelo pode ser lavado diariamente desde que necessário, como quando há presença de suor excessivo ou acúmulo de impurezas. Caso contrário, para evitar ressecamento e quebra dos fios, espace mais as lavagens. Também prefira limpantes menos agressivos.

“As pessoas que gostam de lavar os cabelos todos os dias para sentir aquela sensação de limpeza podem usar diariamente apenas um shampoo suave e um condicionador reparador", diz.

5. Exagera no shampoo seco

Não é recomendado o uso do shampoo seco todos os dias, mesmo para as pessoas de cabelos oleosos, que sentem os fios sujos nos dias seguintes aos da lavagem. “A função deste shampoo é absorver o óleo, portanto, quanto mais você absorve, mais óleo o seu couro cabeludo produz”, afirma.

6. Não usar produtos que protegem o cabelo do calor

Se você faz uso de secador e/ou chapinha, é fundamental sempre aplicar um produto termoprotetor antes de secar os fios. Isso ajuda a protegê-los, mantendo o cabelo mais forte e saudável.

7. Pentear o cabelo com força

Escovar e pentear os cabelos com força excessiva pode criar estresse nas raízes do cabelo. “Isso pode favorecer a quebra dos fios e até sensibilizar o couro cabeludo”, diz.

8. Prender e/ou dormir com o cabelo molhado 

Segundo a dermatologista, prender os fios úmidos pode causar quebra nos fios. Para as adeptas do rabo de cavalo, vale um alerta: tracionar demais o penteado pode causar alopecia (queda) de tração, que causa falhas nos fios." Além disso, dormir com ele molhado também não é uma boa ideia, pois causa estresse nos fios e possibilita a proliferação de fundos no couro cabeludo".

9. Usar ferramentas sujas para o cabelo

Certifique-se de limpar suas escovas de cabelo, pentes, presilhas, ou seja, tudo que entra em contato com os fios. “Toda vez que você escova, você coleta sebo, detritos e sujeira do couro cabeludo. Logo, este passa a ser ótimo ambiente para o crescimento de bactérias. Ao reutilizar a escova suja, acaba reposicionando tudo de volta no seu cabelo”. explica.

10. Má alimentação

Muitas pessoas estão tendo dificuldade em manter uma alimentação balanceada na quarentena. Mas saiba que dietas restritivas ou alimentação nutricionalmente pobre fazem o organismo digerir a energia para funções essenciais de funcionamento do corpo. Por esse motivo, um dos principais sintomas físicos de uma alimentação deficitária é a queda de cabelos.

“Opte por uma dieta saudável e repleta de proteína magra, como as encontradas nos peixes, frango, lentilha e feijão. Proteína é o ingrediente vital para os cabelos”, finaliza.