Moda e Beleza

Cuidados: confira sete dicas para acabar com a flacidez em todo corpo

Uma hidratação adequada da pele ajuda a manter a sua elasticidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A flacidez da pele é uma preocupação constante para algumas pessoas. Existem muitos motivos que causam esse efeito indesejado como, a genética e perda de peso, por exemplo. Para combater ela é necessário investir em alimentos ricos em colágeno, praticar atividades físicas, entre outros. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou sete dicas para ajudar no tratamento da flacidez. Confira:

1. Aumentar a ingestão de água

Uma hidratação adequada da pele, ajuda a manter a sua elasticidade, pois renova as fibras de colágeno, o que é importante para mantê-la firme e tonificada. Além disto, a água melhora a circulação e impede o inchaço causado pela retenção de líquidos.

2. Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno

A proteína encontrada em carnes magras, grãos, ovos, leite e derivados é fundamental na manutenção dos músculos que ajudam a preencher a pele. Além disto, apostar em uma alimentação rica em colágeno, presente na laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas é importante, porque ajuda a manter a firmeza da pele.

Os suplementos à base de colágenos, comprados em lojas de produtos naturais, também podem ser uma boa forma de aumentar a ingesta desta substância ao longo do dia.

Além disto, os vegetais, chá verde e frutos vermelhos são ricos em antioxidantes, por isso são também importantes para evitar a flacidez da pele, já que estas substâncias combatem o envelhecimento precoce.

3. Praticar exercícios físicos

Praticar atividades físicas, principalmente a musculação, tira a flacidez pois fortalece e aumenta as fibras musculares e tonifica a pele. Além disto, os músculos que se ganha na musculação substitui a gordura, que é mole e deixa locais do corpo como, abdome, braços e coxas mais flácidos. 

4. Parar de fumar 

O cigarro prejudica a circulação de sangue pelo corpo, além de ter substâncias que aceleram o envelhecimento dos tecidos, por isto, deve-se evitar o hábito de fumar ou viver em ambientes com fumaça de cigarro para se conseguir resolver a flacidez.

5. Manter o peso estável

O efeito sanfona, que acontece quando se perde peso e engorda com frequência, faz com as fibras elásticas que formam a pele se rompam, o que causa flacidez e estrias. Assim, é importante, ao emagrecer, manter os hábitos saudáveis para que o peso fique estável e não prejudique a pele. 

6. Usar cremes

Aplicar diariamente, nos locais com maior flacidez, cremes para a pele à base de silício ou colágeno, podem trazer bons resultados. Confira quais são os melhores cremes para diminuir a flacidez. 

Também existem cremes naturais, que podem ser feitos em casa, como os a base de ovos, mel, frutas e farinha de trigo, por exemplo, que ajudam a tonificar a pele. Aprenda a receita de um ótimo creme caseiro para a flacidez. 

7. Fazer tratamentos estéticos

Tratamentos realizados na fisioterapia dermato funcional, como o uso de aparelhos de radiofrequência, carboxiterapia ou crioterapia, por exemplo, são estratégias utilizadas para acabar com a flacidez, e têm melhores resultados com a realização de atividade física e alimentação equilibrada.