Moda e Beleza

Cuidados no verão: saiba como escolher o hidratante ideal para o seu tipo de pele

Beber bastante água e manter a pele hidratada com a loção correta são os primeiros passos para evitar problemas futuros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Está preparada (o) para o verão? Você precisa adotar cuidados diários com a pele para evitar problemas futuros. Beber bastante água e manter a pele hidratada com a loção correta são os primeiros passos. 
"A hidratação não só contribui para que seja restabelecido o equilíbrio da derme, como também possibilita que a pele esteja protegida de rachaduras e descamações causadas por agentes externos", explicou Vanessa Machado, gerente de cuidados pessoais do Boticário.
A especialista também alertou que é preciso observar os ingredientes presentes no hidratante no momento de levá-lo para casa."Quando se utiliza o hidratante errado, além da hidratação não ser feita de forma correta, pode levar ao efeito rebote causando irritações, por exemplo”. 
Para evitar esse tipo de problema, a Boticário separou abaixo algumas opções pensando com carinho em cada tipo de pele.
Foto: reprodução
Pele sensível
A pele sensível fica facilmente irritada ou com alergias. Isso acontece quando a barreira protetora fica comprometida se tornando mais suscetível à ação de fatores externos, como mudanças climáticas, por exemplo. Para ajudar a acalmar e controlar a situação é preciso apostar em produtos com fórmulas específicas a partir de ingredientes que não causem sensibilidade. 
Vale apostar em uma linha hipoalergênica, que possui o extrato de Aloe Vera como principal componente, uma planta conhecida por sua ação calmante e de hidratação.

Pele seca
Ter a pele ressecada é bastante comum. Ela ocorre devido à falta da quantidade apropriada de água na epiderme, a camada mais superficial da pele. Apesar da pele seca ser um sintoma ou condição que podem ocorrer por outros problemas de saúde ou estilo de vida, ela pode gerar sintomas como coceira, vermelhidão, ardência e descamação. Por isso, é importante ter os cuidados apropriados.
Pessoas com a pele seca necessitam de cremes altamente hidratantes e nutritivos para repor toda a água necessária. 

Pele oleosa
 “É normal se confundir e achar que pelo fato de a pele ser oleosa não há necessidade de hidratação. Mas, na verdade, oleosidade e hidratação são conceitos diferentes. A oleosidade pode ser vista como uma camada protetora que fica por cima da pele, enquanto a hidratação é uma característica da pele, relacionada à quantidade de água que ela possui em sua estrutura. Sendo assim, mesmo que haja uma camada de oleosidade na superfície, não significa que a pele está hidratada nas camadas mais profundas”, conta Vanessa.
Para as peles com acne e mais oleosas, o ideal é optar por produtos com chá verde e/ou ácido salicílico, pois protege a pele e previne a formação de cravos e espinhas. 
Pele madura
A pele madura é delicada e necessita de cuidados constantes. A hidratação e o tratamento de rugas, linhas de expressão e manchas são essenciais para manter a pele madura saudável e com aspecto natural. 

Para cuidar adequadamente desse tipo de pele, é importante buscar produtos com substâncias antioxidantes, ácido hialurônico e vitamina E - eles hidratam a pele, combatem o envelhecimento e também protegem contra os efeitos nocivos dos raios UV. 

Pele normal
Já para as pessoas que possuem uma pele bem equilibrada, que não é nem seca demais e nem muito oleosa, com poros pouco visíveis, podem apostar em uma hidratação essencial com o mood da estação.
Vale ter por perto uma loção que absorva o brilho excessivo e proporcione uma pele mais sequinha e aveludada ao longo do dia.