Moda e Beleza

Dê adeus ao shampoo: aprenda técnica de limpeza capilar natural

As fórmulas químicas removem os nutrientes e a proteção lípidica do cabelo e podem até abrir as cutículas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já pensou cuidar dos cabelos sem utilizar shampoo? Os métodos "no poo" (não uso xampu) e "low poo" (pouco xampu) são uma proposta de fazer a limpeza dos fios sem usar fórmulas químicas, que removem os nutrientes e a proteção lipídica do cabelo e podem até abrir as cutículas.

Foto: reprodução

Os métodos low poo e poo são mais indicados para cabelos crespos e cacheados, pois são os mais afetados pelo uso de xampus com sulfato. Essa substância retira a gordura e a oleosidade natural do cabelo, o que provoca ressecamento e quebra.

Para quem deseja substituir o shampoo, os  substitutos mais indicados são os produtos catiônicos, feitos à base de sais de amônia. A pessoa pode optar por produtos iônicos e anfóteros, com um espumante mais suave, um exemplo é o cocamidopropyl betaine, derivado do coco.

Quer começar a usar um dos métodos?

O ideal é procurar um especialista para saber como está o seu cabelo e tirar dúvidas. No início do processo, você pode começar a fazer lavagem com shampoo anti-resíduos ou diluir qualquer shampoo com um pouco de água para homogeneizar a aplicação.