Moda e Beleza

Depilação em casa: saiba o que fazer antes do procedimento

Para um melhor resultado, a pele deve ser preparada dias antes do procedimento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a pandemia da covid-19, muitas mulheres passaram a fazer as unhas, cabelo e maquiagem em casa. Com a depilação, a história não foi diferente. No mercado existem diversos produtos que prometem a remoção de pelos, mas é preciso tomar cuidado para não irritar a pele. Confira dicas essenciais para você arrasar na depilação caseira:

  • Leia o rótulo e as instruções

Seja no formato de creme ou cera, é importante ler as informações do produto antes de usá-lo. Essa etapa parece chata, mas só assim é possível entender quanto tempo o creme depilatório precisa ficar no corpo, por exemplo. Além disso, a leitura do rótulo te permite identificar se o produto possui alguma substância que cause alergia. Ou seja, não pule essa etapa!

  • Esfolie a pele

Diferente do salão, a depilação caseira começa antes do "arranca arranca" de pelos. Comece a esfoliar a pele do local que será depilado três dias antes do procedimento. Assim, você diminui a quantidade de fios encravados, o que vai tornar a depilação ainda mais fácil.

A esfoliação pode ser feita com produtos vendidos no mercado ou com produtos caseiros, mas fique atento ao seu tipo de pele.

  • Hidrate o local que será depilado 

Além da esfoliação, é necessário hidratar bastante a pele para não ressecá-la. Se você já costuma utilizar hidratantes no seu dia a dia, intensifique o uso desses produtos nos dias anteriores à depilação. Assim, a sua pele estará mais preparada para a "agressão" causada pelos produtos depilatórios.

  • Nada de sol e nem de produtos com ácido

Sim, sol e depilação estão relacionados. É importante reduzir a exposição da pele aos raios para que não surjam manchas após a depilação. Outro fator importante é suspender o uso de cremes com ácidos pelo menos 72h antes da depilação, para evitar a fragilização da pele.

  • Banho antes ou depois?

Essa é uma pergunta muito recorrente quando o assunto é depilação. Segundo especialistas, a resposta é antes. Isso acontece porque a dupla água e sabão irão eliminar microrganismos que podem causar infecções. 

Outra dica importante é usar a água morna, pois ela vai facilitar a abertura dos poros e, consequentemente, a saída dos pelos na hora da depilação.