Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Dermatologistas listam os melhores ácidos para se usar no inverno

Leia e converse com seu médico para chegar às melhores concentrações para seu tipo de pele

Redação iBahia • 08/07/2018 às 13:43 • Atualizada em 29/08/2022 às 12:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Inverno é tempo de colocar o arsenal de ácidos para jogo e renovar a pele. Com o sol e calor menos potentes, tais substâncias podem ser usadas com menos restrições para consertar os estragos do verão ou melhorar a qualidade global da pele. Elas podem aparecer em cosméticos prontos ou manipulados ou em procedimentos feito em consultórios. Pedimos ajuda às dermatologistas Christiane Gonzaga e Lilian Delorenze para listar os melhores ácidos para a estação. Leia e converse com seu médico para chegar às melhores concentrações para seu tipo de pele - e jamais esqueça o protetor solar diariamente!
Ácido Glicólico: Extraído da cana-de-açúcar, ele tem boa absorção e reage com as camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o sebo e outras substâncias. Por isso, promove uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno. É indicado, principalmente, para tratar melasma e acne.
— Quando aplicado no formato de peeling, recomenda-se de duas a três sessões, realizadas com intervalos de 30 dias. Já em casa, a dica é aplicar os cosméticos feitos com a substância diariamente, antes de dormir — diz Christiane Gonzaga.
Ácido Retinóico: um dos mais eficazes ácidos usados na dermatologia há décadas é um derivado da vitamina A que remove células mortas, estimula colágeno, suaviza linhas finas e diminui manchas. Suas propriedades no combate à acne e envelhecimento também são bastante estudadas.
— Por serem formulados com concentrações inferiores as do ácido manipulado em consultório, os cremes demoram a apresentar o efeito desejado, mas trazem benefícios a médio e longo prazo. No formato de peeling, recomenda-se de duas a três sessões, com intervalos de 30 dias. Cosméticos devem ser aplicados uma vez ao dia — explica Lilian Delorenze.
Ácido Salicílico: um dos mais usados no tratamento da acne, ele ajuda a diminuir a produção de sebo e tem ação anti-inflamatória, ajudando a deixar a acne longe. Estão presentes em vários cosméticos para pele oleosa e acneica, em concentrações bastante toleráveis. Quem é candidato a peeling no consultório deve ter em mente que são necessárias de três a cinco sessões, com intervalos semanais.
Ácido Kójico: tem ação despigmentante, inibindo a síntese de melanina que causa as temidas manchas. Não é fotossensível, por isso pode ser usado em períodos diurnos, mas, claro, sempre com proteção solar.
— A grande vantagem é que ele não provoca irritações ou manchas mesmo com a exposição solar — afirma Christiane.
Ácido Mandélico: tem amplo espectro de ação, sendo opção de tratamento para acne, manchas e rugas. Segundo Lilian, é ideal para peles mais escuras, que mancham com facilidade:
— Em consultório, o peeling deve ser feito em cinco sessões com intervalos semanais. Em casa, os cosméticos podem ser aplicados uma vez ao dia.
Ácido Azeláico: antibactericida e anti-inflamatório, ele faz uma esfoliação superficial da pele e é um campeão para tratamento da acne e cicatrizes. Sua ação despigmentante também é bastante reconhecida, diz Christiane, que aconselha peeling em oito sessões e aplicação de cosméticos com a substância diariamente.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza