Moda e Beleza

Detox de unhas: aprenda dicas simples para cuidar das unhas em casa

"É necessário deixar que as unhas ‘respirem’ de vez em quando", explica Luzia Costa, especialista em estética

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal aproveitar a quarentena para cuidar das unhas? Se for é daquelas que "faz as unhas" toda semana e deixa elas sempre com esmaltes, abra o olho. Essa prática pode causar problemas para unhas, deixando-as com escamações, e até mesmo quebradiças e enfraquecidas.

"As unhas, como cabelo e outras partes do nosso corpo, precisam de alguns cuidados simples para mantermos a saúde. É necessário deixar que as unhas ‘respirem’ de vez em quando", explica Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas.

A especialista separou um passo a passo para deixar as unhas saudáveis em casa. Confira: 

Foto: reprodução /Shutterstock

1. Retire o esmalte

Neste passo é importante você tirar o esmalte das unhas sem que fique resquícios nos cantinhos. Utilize um palito próprio com algodão. Escolha o removedor de esmaltes sem acetona em sua composição.

Após retirar, lave as unhas em água morna.

2. Lixe as unhas

Lixe suas unhas, deixando com aspecto natural e retirando as pontinhas que podem ter surgido.


3. Esfolie suas mãos

Este passo é necessário utilizar um esfoliante próprio para as mãos. Ou você mesmo pode fazer um esfoliante caseiro. Aplique no dorso de sua mão e espalhe nas duas mãos, massageando-as. Retire o excesso com uma toalha ou com água morna novamente.

4. Hidrate as cutículas

Este passo é muito importante e que pode ser esquecido muitas vezes na correria do dia a dia. Hidratar as cutículas, auxilia a saúde das unhas, deixando-as mais fortes e resistentes. Então, utilize um hidratante específico para as cutículas, aplicando sobre elas e massageie para absorver o produto.

5. Aplique uma base

Após a hidratação, passe nas unhas uma base fortalecedora para deixa-las fortes, e evitar escamações e lascas.

6. Proteja suas mãos

E por fim, após realizar o passo a passo, lembre-se de sempre proteger suas mãos com luvas ao realizar atividades domésticas, e até mesmo quando for utilizar produtos de limpeza, assim você manterá a hidratação evitando o ressecamento.