Moda e Beleza

Dicas de limpeza e conservação: aprenda como fazer seu jeans durar mais

Recomendado é realizar a lavagem com menos frequência em relação a peças de outros tecidos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

É apaixonada (o) pelos seus jeans? Com cuidados simples de limpeza e conversação, você pode fazer a peça ter uma durabilidade ainda maior. Para te ajudar nesta missão, a Handara, marca  nacional de jeanswear, separou algumas dicas. Confira: 

A lavagem do jeans é o principal passo para a sua conservação. O recomendado é realizar a lavagem com menos frequência em relação a peças de outros tecidos. “Em um cenário sem a pandemia e as medidas de higiene necessárias, o recomendado é realizar a menor quantidade possível de lavagem, reutilizando a peça por mais vezes. Desta forma, o denim, tecido de algodão trançado que origina o jeans, fica conservado por mais tempo. Outra dica também é sempre lavar a peça com água fria, para manter a tonalidade original”, explica a estilista Gisleine Sousa, da Handara. 

O momento de retirar manchas do jeans também exige cautela. “O recomendado é não utilizar escovas na região, pois pode desgastar o tecido, sendo a melhor opção o deixar de molho. É interessante também lavar com sabonete neutro, para não desbotar a cor. É importante mencionar também que o sabão de coco não é neutro como muitas pessoas pensam, e acaba agindo como alvejante. Ele pode manchar a peça’’, explica Gisleine.

Na hora da secagem, a estilista também aconselha não usar secadora “O melhor é secar no varal e no avesso. A secadora provoca atrito no jeans, resultando no desgaste da peça. É importante também verificar sempre a etiqueta de cada modelo para confirmar suas especificidades”.

Para quem deseja utilizar algum ingrediente que auxilie na conservação do jeans, a estilista indica colocar vinagre no momento da lavagem. O produto ajuda a preservar a cor original do jeans e retirar o odor de suor. “Para a lavagem à mão, se utiliza meio copo de vinagre para cada três litros de água. Na máquina de lavar, é utilizado 200ml de vinagre para cada seis quilos de peça”, acrescenta.