Moda e Beleza

Dieta da pele: veja as vantagens de ficar sem maquiagem e dicas de cuidados diários

O ideal é fazer a "dieta da pele" por pelo menos dois dias para reduzir os efeitos e danos dos outros dias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Usa maquiagem todos os dias? Se sim, aproveite esse período de isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus, para deixar o rosto "respirar". O tempo sem make vai trazer vários benefícios para sua pele. Entre eles: a diminuição da formação de quadros de acne (e melhora casos já existentes); redução da oleosidade; redução de irritação; facilita a produção de elastina e colágeno, estruturas que garantem firmeza para pele; e ainda vai permitir a renovação celular. 
O ideal é fazer a "dieta da pele" por pelo menos dois dias para reduzir os efeitos e danos dos outros dias. Mas, para fazer uma dieta da pele eficiente em dias de isolamento não adianta apenas parar de usar a maquiagem. Você precisa manter os cuidados diários - limpar, tonificar e hidratar a pele. 
Foto: reprodução 
Skincare de responsa 
Para manter o skincare, termo em inglês que significa cuidados com a pele, em dia você precisa saber a ordem correta de utilização dos cosméticos. Pensando nisso, a marca Cicatricure montou um passo a passo bem simples. Confira: 
 
Passo 1: limpeza. É fundamental começar limpando. Se estiver com a pele suja, nada do que aplicar vai ser eficiente, pois as impurezas impedem a absorção do cosmético e, consequentemente, bloqueiam o seu efeito. 
Para isso, utilize uma espuma de limpeza facial, dê preferência as que possuem complexo de aminoácidos na composição. Fazer a limpeza da pele auxilia na remoção de impurezas causadas pela poluição e pela maquiagem. 
Passo 2: aplicação de cosméticos. Caso você use produtos específicos para clareamento, esse é o momento. Produtos com vitamina C estabilizada, ácido hialurônico e ácido gálico na composição podem ajudar nesse processo. 
 
Vitamina C inibe a produção da melanina prevenindo o aparecimento de novas manchas e clareando as existentes, além de proteger, também, contra a ação de radicais livres, estimular a produção do colágeno e possuir ação antioxidante.
Passo 3: cuidado na área dos olhos, para prevenir o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Esse também é o momento para usar produtos para reduzir ou prevenir olheiras. 
 
Passo 4: hidrate sua pele. Opte por cremes antissinais diurno com fator de proteção solar, eles hidratam a pele, deixam o rosto macio e protegido.