Moda e Beleza

Especialista ensina como prevenir a queda de cabelo

A umidade dos fios entope os folículos capilares e provoca a queda

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

As estações mais frias do ano (outono e inverno) tendem a intensificar a queda de cabelo. De acordo com Neiva Pena, hairstylist da Bio Extratus, isso acontece devido aos resíduos que ficam no couro cabeludo e são causados pelo maior espaçamento entre as lavagens e, por isso, a umidade dos fios entope os folículos capilares e provoca a queda.

A hairstylist garante que é possível evitar esse problema com alguns cuidados diários. Confira as dicas:

Foto: reprodução / shutterstock
Detox nos fios

Com o passar do tempo, é comum que o couro cabeludo acumule impurezas. Seja com as células mortas, oleosidade ou acúmulo de produtos. “O ideal é fazer um peeling capilar a cada 20 dias para promover um detox”, indica a especialista.

Fortalecimento da raiz

É imprescindível deixar os fios mais fortes e, para isso, o recomendado é apostar em produtos com propriedades que estimulem o crescimento. “Utilize, por exemplo, tônico capilar que possua pimenta e microqueratina em sua formulação, já que contam com ação estimulante e nutritiva, favorecendo o crescimento dos fios”, revela a hairstylist.
 
Proteja as pontas

O cuidado deve se estender também nas pontas das madeixas, já que o tempo nublado também pode prejudicar o crescimento saudável. “Para evitar a ação do vento e chuva, que são responsáveis por abrir os fios, o ideal é utilizar óleos finalizadores com argan e cártamo, que são ricos em ômega 3 e 6. Já para evitar o efeito frizz, utilize um reparador de pontas”, comenta Neiva.

Nutrição dos fios


O óleo de argan e cártamo nutre, protege e traz brilho intenso aos fios. Além disso, o produto também combate o frizz e trata os cabelos sem deixá-los pesados.



Evite danos pelo calor

O uso frequente do secador e chapinha pode trazer danos aos cabelos. Por isso, abusar do protetor térmico é de fundamental importância. Aposte no finalizador termoprotetor, que promete devolver brilho e vitalidade. Ele pode ser aplicado diariamente, antes de utilizar fontes de calor nas madeixas.

Melhore a lavagem

O uso de peeling ou pré shampoo promove a desintoxicação do couro cabeludo, pois elimina impurezas desobstruindo os folículos pilosos e auxiliando no crescimento saudável dos fios.