Moda e Beleza

Especialista ensina formas de hidratar e restaurar os fios com óleo de coco

Jackeline Alecrim explicou os benefícios do óleo de coco para os fios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal aproveitar o finalzinho do verão para cuidar dos cabelos? O óleo de coco é um ótimo aliado nessa missão, principalmente se você usa química nos fios. De acordo com a  especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais, Jackeline Alecrim, o produto é natural e o seu uso traz vários benefícios.  

Segundo Jackeline Alecrim, ao ser usado, o óleo de coco constrói uma película protetora no fio, sem abafar, e atua na hidratação e restauração do cabelo. Além disso, também ajuda a diminuir a oleosidade. 

O óleo de coco pode ser usado de diversas formas no dia a dia para proteger os fios durante o verão. “Podemos trazer o uso do óleo de coco e incluí-lo em nossa rotina diária de cuidados com o cabelo. Ele pode ser utilizado na finalização, como pré pool, antes de tomar sol e também para fazer a umectação”, afirma.

Confira algumas dicas de como utilizar o óleo de coco no cabelo

Pré pool com óleo de coco

Como o nome indica, pré-pool ou pré-shampoo é uma técnica feita antes do shampoo, antes da lavagem dos fios. Serve tanto para ajudar a hidratar e repor nutrientes quanto para ajudar a proteger as pontas da água quente e ação detergente dos shampoos.

Ingredientes:

- Óleo de coco

- Soro fisiológico

- Creme de hidratação

Modo de aplicação:

- Misture em um recipiente todos os ingredientes

- Aplique no cabelo da raiz até as pontas

- Deixe agir por 30 minutos

- Lave seu cabelo com o shampoo de sua preferência

 

Pré-sol com óleo de coco

Aplicar pequenas quantidades nos fios. O principal benefício é a blindagem dos fios, protegendo do calor, do suor e de outros agentes que possam danificar o cabelo.

Ingredientes:

- Óleo de coco extravirgem

Modo de aplicação:

- Com o cabelo seco separe mechas pequenas ou médias e vá distribuindo o óleo da raiz até as pontas. Comece com poucas quantidades.

Finalização com óleo de coco

Finalização de cabelos cacheados e crespos: utilize algumas gotas do óleo de coco misturado ao seu creme de preferência. O processo blinda o fio, diminui o frizz e deixa o cabelo mais hidratado, brilhoso e com os cachos mais definidos

Ingredientes:

- Creme de pentear de sua preferência

- Óleo de coco

Modo de aplicação:

- Misture o óleo de coco com o creme

-  Aplique em todo o cabelo. Se quiser um cabelo mais volumoso utilize também o pente garfo para dar volume na raiz.

Umectação com óleo de coco

A umectação com óleo de coco tem como objetivo nutrir os fios e, acima de tudo, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas danificadas por diversos fatores. O procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição.

“O tratamento serve como um complemento à oleosidade natural dos fios. Pode ser feito só com o óleo de coco, aplicando o produto no cabelo seco e sem ter a necessidade de misturar cremes. Indico que o procedimento seja feito à noite, porque é necessário que o óleo fique pelo menos 4 horas agindo no fio para que o resultado seja eficaz”, pontua Jackeline.

Ingredientes:

- Óleo de coco extravirgem

Modo de aplicação:

- Com o cabelo seco mesmo, separe mechas pequenas ou médias e vá distribuindo o óleo da raiz até as pontas

- Amarre o cabelo e utilize uma touca.

- Deixe agir por no mínimo 4 horas ou noite toda

Jackeline também orienta sobre como retirar o óleo do cabelo “Para remover o óleo na manhã seguinte, a pessoa pode passar uma máscara antes de entrar no banho. Ressaltando que o óleo de coco não aumenta a oleosidade do cabelo”.