Moda e Beleza

Evite estragos: saiba como cuidar das roupas paradas durante a quarentena

Professora de Tecnologia Têxtil da UNIFACS, Rosinha Levita, dá dicas para a conservação das peças

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Com as medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, boa parte das roupas do dia a dia das pessoas passaram a ser menos utilizados. Nessa situação, é preciso ter atenção com a forma que elas estão guardadas para evitar estragos.

Mantê-las mal armazenadas pode acabar criando manchas ou aumentar a probabilidade de desgaste natural, principalmente dos sapatos. Quem faz o alerta é a professora de tecnologia têxtil da UNIFACS, Rosinha Levita. Para evitar prejuízos nesse período, a especialista separou algumas dicas. Confira abaixo: 

Separe as roupas que estão em uso das que não estão
Separe as roupas que você tem utilizado no dia a dia e deixe-as bem visíveis no armário. Já as que não estão em uso podem ser deixadas em um local que você tenha menos acesso e onde podem ficar bem fechadas. Se tiver caixas plásticas, essas podem ser uma boa opção para evitar que a umidade do período chuvoso chegue às peças.  

Os sapatos  
Embrulhe em saquinhos de TNT (como os usados em viagem) e, se tiver espaço, coloque dentro das caixas. Segundo Rosinha, tais cuidados evitam a poeira e o desgaste causado pela umidade, entre outros problemas.    

Abra os armários
Vai dormir? Abra um pouco os armários durante a noite pra deixar circular o vento. Isso ajuda a evitar a proliferação de fungos no local  

Se sentir vontade, use! 
Ficou com saudade de se arrumar ou usar uma peça que gosta? Não é porque está em casa que não pode. Inclusive a especialista conta que, mesmo estando em casa, se arrumar para trabalhar como se estivesse no escritório pode ajudar a dar mais motivação.  

"Roupas comunicam inclusive nesse período de quarentena. Colocar um acessório ou usar uma peça mais arrumada pode mudar o que talvez seja mais um dia chato em casa", explica a professora.