Moda e Beleza

Experts respondem dúvidas sobre o uso do glitter na maquiagem

Ideal para as festas de fim de ano, ela confere um ar moderno ao rosto e corpo

Agência O Globo
Fim de ano, altas temperaturas, festa todo dia. Por que não brilhar? Para isso, o glitter é o melhor amigo, conferindo um visual moderno e divertido à maquiagem. Mas é preciso saber usá-lo, afinal, ninguém quer sair por aí como a Globeleza antes do carnaval, não é? Os maquiadores Marcio Sanchez, do TP Beauty Lounge, e G.Junior, do Ponto G, ambos no Rio, respondem as principais dúvidas sobre o uso do produto.

Quais são os cuidados essenciais que a pessoa deve ter ao aplicar glitter?
A primeira regra é o bom senso. Sempre. "É importante analisar o tipo de evento que a mulher vai e como ela quer ser notada", diz G. Junior. Afinal, uma festinha com os amigos não é a mesma coisa que uma balada de ano novo.
Quais são as melhores maneiras de usar o produto nos olhos?
G.Junior não aconselha passar muito do limite do côncavo, para que o visual não fique caricato. Marcio gosta de aplicá-lo também no canto interno dos olhos para abrir o olhar. Para garantir fixação, cola de aplicação de cílios postiços é uma boa opção.
E na boca?
Nessa região do rosto, glitter é certeza de atenção garantida, por isso é preciso cuidado para não passar do ponto. "Na boca, prefiro indicar uma tonalidade que seja igual ou parecida com a cor do batom. Para fixá-lo, óleo de amêndoas nos lábios", diz G. Já Marcio gosta de usá-lo no centro dos lábios: "garante um efeito ombré que pode dar volume à região. Fica lindo!"
Como aplicá-lo no corpo?
Hoje em dia é fácil: há vários produtos, como hidratantes e loções, que já vêm brilho na medida certa. O ideal é passar uma fina camada no colo e nos ombros e espalhar bem. Quem não dispõe desses tipos pode misturar o hidratante diário com partículas do glitter usado na maquiagem.
Qual o método mais fácil e eficiente para tirar o glitter?
Quanto mais oleoso o demaquilante, melhor. Óleo de amêndoas, segundo G., também cumpre bem a função e ainda hidrata. Se por acaso as partículas grudarem nos cabelos, um xampu ati-resíduos ajuda - e muito! Mas atenção: delicadeza é a palavra de ordem. "Tente não esfregar o rosto. Aperte o algodão contra a pele e puxe de uma vez. Assim o glitter gruda no chumaço e sai mais fácil", ensina Marcio.