Moda e Beleza

Faz escova progressiva? veja cinco dicas para fazer o procedimento durar mais

O shampoo sem sal é obrigatório para quem fez escova progressiva

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Não sabe como fazer para a escova progressiva durar mais? esse método de alisamento e redução do volume dos cabelos muito utilizado pelas mulheres, além do retoque entre 2 e 3 meses de intervalo, precisa de cuidados diários para que as madeixas fiquem lisas por mais tempo. Confira cinco dicas para aumentar a duração da escova progressiva: 

Foto: Reprodução

1. Alterne as lavagens dos cabelos
O hábito de lavar os cabelos todos os dias não é nada legal para as mocinhas que fizeram escova progressiva. Isso faz com que a química do produto saia com muito mais rapidez, ou seja, seus fios voltarão para a textura normal em pouco tempo.

Alterne as lavagens das madeixas dia sim, dia não ou, no máximo, fique até dois dias sem higienizar caso seu cabelo não seja muito oleoso. 

2. Use shampoo sem sal após a escova progressiva
O shampoo sem sal é obrigatório para quem fez escova progressiva. Produtos com adição de cloreto de sódio eliminam a química do alisamento muito mais rápido e ainda deixam os cabelos ressecados. 

Também é importante usar linhas específicas para cabelos com química. Existem muitas opções em perfumarias e mercado, é só você escolher a sua!

3. Não lave o cabelo com água quente 
Já não é nenhuma novidade que a água quente está proibida durante a lavagem dos cabelos, né? Portanto, fuja da alta temperatura para manter o efeito liso da escova progressiva, além de evitar o ressecamento e o aspecto sem brilho. 

Sempre comece com a água morna para retirar o excesso da oleosidade, principalmente, depois da escova progressiva que a produção de óleo no couro cabeludo é muito maior. Para aquele efeito brilhoso e irradiante, termine o banho com um jato de água fria. 

4. Use um produto termoativado antes de secar os cabelos 
É adepta do secador ou chapinha? Depois de lavar as madeixas, escolhe um leave-in termoprotetor para proteger os fios contra o calor das ferramentas. O uso do produto é muito importante para que a alta temperatura não danifique os fios, além de promover o brilho extra que você tanto gosta.

A proteção também vai garantir que a química da escova progressiva não saia com tanta facilidade. Então, aplique o termoativado e faça a chapinha sem medo!

5. Intercale a cauterização capilar com a hidratação 
A hidratação semanal é imprescindível para qualquer cabelo. No entanto, para as mulheres que investiram na escova progressiva, o interessante é intercalar o tratamento com a cauterização capilar, que vai ajudar a fechar as cutículas dos fios fazendo com que o efeito liso dure por muito mais tempo. 

Mas cuidado com o excesso da queratina líquida, pois o produto pode enrijecer os fios. O ideal é que o procedimento seja feito apenas uma vez por semana.