Moda e Beleza

Finalizadores: descubra qual é o ideal para seu cabelo

Com diferentes texturas e funções, é possível dar o match com o finalizador ideal

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Os finalizadores para cabelo são produtos que fazem diferença no tratamento dos fios. Hoje, o mercado oferece diversas possibilidades de textura e funcionalidades, então é mais do que possível encontrar o produto ideal para o seu cabelo.  

Além da questão estética, eles também atuam na proteção dos fios e potencializam os benefícios adquiridos nas etapas anteriores de limpeza, condicionamento e hidratação. Mas muita gente erra na escolha do produto e, por isso, acaba por não encontrar o resultado esperado. 

Para entender mais a fundo sobre a função de cada finalizador e descobrir qual é o ideal para seus fios, a Nazca Cosméticos preparou um guia que vai facilitar ainda mais a sua rotina de cuidado com o cabelo. Confira:  

  • Ativador de cachos 

Este é um produto que ativa a memória do formato dos fios cacheados, modelando e definindo o cabelo. O ativador também hidrata e dá volume, deixando os fios mais soltinhos e com movimento. Eles são produtos sem enxágue, de uso frequente e podem ser encontrados na versão em creme. 

  • Creme para pentear 

O creme para pentear facilita o desembaraço dos fios e evita que eles quebrem ao pentear. É um produto com textura em creme “leve” para deixar os fios macios e com movimento. Pode ser usado no cabelo úmido ou seco.  

  • Géis e geleias 

Pela sua característica e textura em gel, são produtos mais leves e indicados para dar forma aos fios e defini-los por mais tempo. Também servem para dar mais volume ou reduzi-lo, e podem ter uso combinado com cremes. 

  • Spray fixador 

O spray fixador é utilizado principalmente para modelar e finalizar penteados, alinhando todos os fios. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo e geralmente é encontrado na forma de spray seco.   

  • Ativador de Escova 

O ativador de escova facilita e potencializa o processo de escovação e chapinha, prolonga o efeito liso e reduz o frizz. Também protege os fios da umidade, por meio da formação de uma película protetora que distribui e diminui a transferência de calor para o interior da fibra capilar. Ele vem em formato de spray e tem textura mais aquosa, promovendo um acabamento leve e com movimento.  

  • Defrizante  

O defrizante é um tipo de leave-in utilizado para reduzir o frizz, facilitar e prolongar o efeito da escova e da chapinha. Outra grande função do defrizante é a proteção dos danos causados pelo calor. Diferente do ativador de escova, ele possui textura em creme.  

  • Reparador de pontas