Moda e Beleza

Fios no inverno: confira cinco dicas para cuidar dos cabelos em casa durante a estação

No inverno é bom diluir o shampoo em um pote com água antes da aplicação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Não sabe como cuidar dos cabelos na estação mais fria? Cuidar dos fios nem sempre é fácil, ainda mais com a pandemia, no qual muitos salões de beleza estão fechados. Pensando nisso, a dermatologista e especialista em estética capilar, Dra. Hellisse Bastos, separou cinco dicas para cuidar dos cabelos em casa com ingredientes que temos na dispensa. Confira:

1. Faça esfoliação no couro cabelo

É possível esfoliar o couro cabeludo em casa, removendo células mortas e colaborando para a renovação capilar. Para isso, use açúcar cristal, vinagre de maçã e mel. Prepare um esfoliante com esses ingredientes e espalhe pelo couro cabeludo fazendo movimentos circulares. Indicado principalmente para fios com tendência a descamação.

2. Use toalhas de algodão para envolver os cabelos após lavar

O uso de tecidos de algodão para envolver os cabelos gera menos atrito para reduzir o frizz. Prefira sempre toalhas de tecido natural em vez de sintéticos. Isto ajuda o couro cabeludo a “respirar”, já que tecidos sintéticos são prejudiciais à respiração da pele.

3. Evite uso frequente de escovas e chapinhas

Apesar da necessidade destes procedimentos em alguns casos, as temperaturas altas da chapinha e do secador danificam o fio do cabelo. Além de deixá-los sem brilho, tendendo a piorar o frizz por excesso de radiação eletrostática, causando também aumento das pontas duplas. Por isso, quando for usar, em ocasião especial, não esqueça de aplicar um protetor térmico.

4. Dilua o shampoo em um pote com água

Essa dica poucos conhecem. No inverno é bom diluir o shampoo em um pote com água antes da aplicação. Esse detalhe faz a diferença para não deixar os cabelos ressecados ou impregnados do produto. Os fios ficam mais soltos e não prejudica a nutrição natural.

5. Hidrate os cabelos uma vez por semana

Se não quiser usar hidratantes industrializados, as melhores receitas caseiras são fazer uso de óleo de coco, óleo de amêndoas, babosa e iogurte natural. Aplique, deixe agir por 10 a 15 minutos e enxágue.