Moda e Beleza

Fios quebradiços? Saiba como fortalecer seu cabelo sem sair de casa

Excesso de química e má higienização podem intensificar o problema

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Não importa se seu cabelo é liso ou cacheado, curto ou longo: ele sempre está suscetível ao enfraquecimento. Algumas práticas como genética, alimentação e excesso de química podem intensificar o problema, deixando os fios mais fracos, quebradiços e opacos. 

Alguns cuidados são fundamentais para fugir do enfraquecimento capilar e manter os fios fortalecidos e saudáveis. Confira algumas dicas da marca de cosméticos Mahogany. 

  • Higienize seu cabelo 

Higienizar devidamente a raiz é fundamental para a saúde capilar. É importante que essa limpeza seja feita com água em temperatura ambiente, quase fria, e utilizando um shampoo específico para o tipo de cabelo - oleoso, seco, cacheado, loiro, entre outros. Além disso, também é necessário o uso de um condicionador, mas sempre evitando o seu contato com o couro cabeludo, de forma que não aumente a oleosidade da região. 

  • Aposte na hidratação 

Quando se trata de um cabelo forte, sem sombra de dúvidas a hidratação é essencial, afinal ela deixará os fios mais maleáveis e sedosos. O ideal é que seja realizada ao menos uma vez na semana, a cada quinze dias, com máscaras específicas. Componentes como vitaminas, Bepantol líquido, óleos de coco e argan estão entre as opções mais comuns nesse tipo de produto, pois potencializam a ação hidratante aos fios. 

  • Aposte em produtos fortalecedores 

Outra dica é investir em itens que fortaleçam a raiz e nutram o bulbo capilar. Assim, se reforça a fibra por inteiro e ainda garante a saúde dos fios que vão nascer.  

  • Evite processos químicos 

Progressivas, descolorações e outras químicas fortes são responsáveis pelo enfraquecimento dos fios, levando a sua queda. Sendo assim, é importante deixá-los respirar enquanto se aposta em um cronograma capilar. 

O cronograma capilar consiste em tratamentos de hidratação, nutrição e restauração com cremes específicos. Dessa forma, os fios terão todos os componentes necessários para ficarem saudáveis, brilhosos, revitalizados.