Moda e Beleza

Furinhos indesejados: especialista esclarece dúvidas sobre celulites na quarentena

A roupa apertada atrapalha a circulação e o retorno venoso do corpo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Está insatisfeita com a presença dos indesejados 'furinhos' no corpo? Devido ao coronavírus, os serviços de clínicas de estéticas e consultórios dermatológicos, não estão sendo realizados. Para te ajudar, a esclarecer dúvidas sobre o aparecimento de celulites durante o isolamento social, o especialista no combate às celulites, Roberto Chacur, listou algumas. Confira:

"Quando há acúmulo de gordura, a celulite fica mais aparente. Mas existem exceções. Temos pacientes obesas e com o bumbum extremamente liso, e pacientes magras com irregularidades mais significativas. Por isso, não podemos generalizar, mas analisar cada caso", explica.

Usar roupas muito apertadas favorece o aparecimento de celulites?

A roupa apertada atrapalha a circulação e o retorno venoso do corpo. Com isso, a circulação é prejudicada e o coração precisa fazer mais esforço para que o sangue volte dos membros inferiores. Sendo assim, ao usar roupas apertadas, criamos uma predisposição para que esse líquido fique nos membros inferiores, causando maior retenção hídrica e o aparecimento das celulites.

A alimentação na quarentena pode aumentar o grau das celulites?

A rotina e os hábitos de vida mudaram na quarentena. Alguns, para melhor; outros, para pior. Muitas pacientes estão deixando de se cuidar, de ter uma alimentação balanceada e até de praticar atividade física. Com isso, estamos observando um aumento de gordura localizada, de obesidade, diabetes, colesterol e todas as doenças relacionadas ao aumento de peso. Precisamos ter a mente saudável para que a gente consiga, mesmo em casa, melhorar nossos hábitos.

Se não praticarmos atividades físicas durante o isolamento, perdemos o efeito dos tratamentos para celulites?

Ao fazer atividade física, estamos melhorando o retorno venoso do corpo. Além disso, também temos melhorias gerais, como do fluxo sanguíneo, a diminuição de massa gorda e da retenção hídrica e uma possível melhora do aspecto da celulite. No entanto, quando falamos em tratamentos mais invasivos, conseguimos ter melhorias mesmo sem a prática de atividades físicas.

Dormir com uma almofada sob os tornozelos pode ajudar a eliminar os furinhos?

Ao deitar e elevar as pernas, teremos um efeito que muita gente busca nas drenagens linfáticas, por exemplo. A retenção hídrica que temos nas pernas, principalmente, é filtrada e eliminada pela urina ao deitarmos e elevarmos essa região. Isso ocorre porque os pés e tornozelos são as partes do corpo mais distantes do coração e que acumulam mais líquido. Vale lembrar que, ao dormir com uma almofada sob os tornozelos, não estamos tratando as celulites, mas auxiliando na diminuição hídrica do corpo.

Os tratamentos para gordura localizada e celulites são os mesmos?

São tratamentos diferentes, mas que muitas vezes se complementam. Quando tratamos a gordura localizada, melhoramos o aspecto da celulite. Isso acontece porque diminuímos o volume de gordura na região e, consequentemente, a pele mais fina aparenta menos furinhos. Quando tratamos especificamente as celulites, direcionamos para as retrações e os septos fibrosos. Uma das técnicas mais eficientes que temos é a Goldincision.

Com uma agulha desenvolvida para esse fim, realizamos o descolamento desse septo. A região tratada recebe doses de preenchimento estimulador de colágeno, que contribui para maior firmeza e sustentação da pele flácida. Por isso, tratar celulites envolve muito mais do que resolver apenas o problema de gordura localizada.