Moda e Beleza

Hábitos alimentares e saúde da pele: entenda relação

Alimentos como cenoura e tomate possuem componentes essenciais para firmeza e proteção da pele

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

É de conhecimento geral que uma boa alimentação impacta diretamente na qualidade de vida, mas você sabia que os benefícios de uma alimentação balenceda podem ir além do bem estar físico? Especialistas apontam que a ingestão de legumes, frutas, verduras, proteínas, vitaminas e minerais geram reflexos positivos na pele.  

Com pós-graduação em Medicina Estética, em Dietoterapia e Fitoterapia, a médica Fabíola Viterbo, elencou alguns componentes da dieta alimentar que podem ser aliados de uma pele saudável e bem cuidada. Segundo ela, ativos nutricionais podem contribuir para a hidratação, a prevenção ao fotoenvelhecimento celular, o combate ao estresse oxidativo – que provoca o envelhecimento precoce – e a firmeza da pele.   

“O licopeno, por exemplo, é uma substância com elevada capacidade antioxidante. Ele pode ser encontrado em extrato de frutas vermelhas, como o tomate e a melancia. E é muito usado em pacientes que têm melasma, manchas escuras na face. Quando consumimos alimentos ricos nesse antioxidante, estamos colaborando para o cuidado e a jovialidade da pele”, afirma. 

Além disso, minerais e oligoelementos também são aliados da nutrição e dos cuidados com a pele. “Tem um mineral que é o Silício, um grande ‘amigo da pele’, que está envolvido no processo de formação do colágeno. Ele pode ser encontrado em cereais integrais. O Selênio também é um mineral que traz benefícios para a pele, assim como o Magnésio, a Vitamina C e o Betacaroteno, um pigmento natural que encontramos no mamão, na cenoura, na abóbora, e atua protegendo a pele dos raios solares”, observa a médica. 

Sendo assim, um passo a passo que precisa ser ‘acrescentado’ ao skincare sem dúvidas é a boa alimentação. Ela fará toda a diferença nos cuidados com a pele e, junto aos produtos recomendados pelo dermatologista, trará resultados ainda mais visíveis.