Moda e Beleza

Jeans parado no guarda-roupa? Saiba como customizar peças e criar novos estilos

A designer de moda Ellen Celestino explicou como funciona a técnica, deu dicas e ensinou um passo a passo de customização

Ícaro Lima* (icaro.lima@redebahia.com.br)

Tem alguma peça jeans no seu guarda-roupa que você parou de usar e não sabe o que fazer com ela? Se sim, aproveite o momento para criar novos estilos sem sair de casa. Essa a proposta da customização de roupas, atividade de reaproveitamento e consumo consciente, que contribui para a diminuição de impactos negativos ao meio ambiente.  Para customizar uma peça, não é preciso muita coisa, basta definir bem os objetivos e ter os materiais necessários, que geralmente estão presentes em casa. 

Foto: Reprodução

Para ajudar a investir na customização de roupas, o iBahia conversou com Ellen Celestino, designer de moda e idealizadora da marca de reutilização de roupas Criazon, que separou algumas dicas de como iniciar no processos de customização e ainda ensinou um passo a passo de como transformar uma calça jeans em uma saia. 

Vantagens 

O reaproveitamento de peças gera diversos impactos positivos. Como o processo de decomposição de alguns tipos de tecidos pode levar de meses até centenas de anos, customizar roupas ajuda a criar novos visuais, além de ajudar na preservação do meio ambiente.  

"As vantagens são inúmeras: contribuir com uma moda mais consciente e responsável, apoiar o comércio local e fazer a economia criativa circular", explica Ellen.

Primeiros passos

Para iniciar um processo de customização é preciso separar quais peças serão utilizadas. Segundo Ellen, essa separação pode acontecer baseada em uma análise pessoal, considerando a frequência de uso e as condições que a peça se encontra. Além disso, ela lembra que mesmo com rasgos ou manchas, as roupas podem ser reaproveitadas. 

Para customizar, as ferramentas básicas são: tesoura, régua, fita métrica, cola para tecido, cola quente, pincéis, tinta de tecido, tintol, linha, agulha e lixa. Porém, Ellen reforça que os objetos necessários podem sofrer alterações: "Os materiais variam de acordo com o que você se propor a fazer". 

A designer diz ainda que, com uma boa dose de criatividade, dá para encontrar diversas maneiras de reaproveitar peças. "É possível transformar shorts em bolsas, retalhos pequenos em xuxinha de cabelo, agasalho em cropped e assim por diante. Portanto, fuja do lugar comum e renove seu olhar", diz Ellen. 

Dicas básicas

Nunca customizou uma peça? Calma. Ellen orienta que, para esse público, fazer marcações com giz, caso seja um corte, e ter uma boa tesoura, exclusiva para tecido, são itens fundamentais. Além disso, é preciso, no momento do corte, apoiar o pulso sobre uma superfície, de preferência lisa, para trazer mais segurança.

Já na hora da costurar, caso não tenha muita habilidade com máquina, alinhar a peça à mão para que a costura fique reta é uma boa solução, ou também pode-se usar alfinetes e ir retirando-os de cada parte que você concluir.

Faça você mesmo

E para mostrar como a customização é um processo prático e possível de fazer sem sair de casa, Ellen detalhou o passo a passo para transformar uma calça jeans em uma saia. Confira abaixo:

1 - Meça o comprimento e faça marcações com giz ou lápis

Foto: Reprodução
2 - Corte os locais que foram marcados
3 - Corte o meio da costura onde tem o gancho
4 - Coloque os alfinetes para visualizar a saia ganhando forma 
Foto: Reprodução
5-  Cole com cola quente ou cola para tecido ou costure, o que for mais viável para você
Foto: Reprodução

"Os rasgos podem ficar ao seu critério Caso deseje fazê-los, coloque sempre embaixo do tecido um suporte, como um pedaço de papelão", recomenda a designer. 

*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira